sans-serif;”>Comportar-se no ambiente de trabalho pode parecer fácil, mas algumas regras de convivência melhoram o ambiente de trabalho. Veja 5 dicas que podem ajudar a não comprometer o seu bem estar e nem o dos seus colegas de trabalho.
Para que o ambiente de trabalho seja confortável para todos os funcionários, é necessário que as pessoas se comportem de acordo com algumas regras, estabelecidas pela empresa. No entanto, em muitos casos, mesmo as regras que a empresa impõe podem deixar o funcionário desconfortável.
Para não comprometer o seu bem estar e nem o dos seus colegas de trabalho, saber se portar no escritório é fundamental. Confira 5 regras de etiqueta que vão melhorar a convivência na empresa.
As regras de etiqueta fundamentais no trabalho:
1. Seja humilde
Nunca use a sua posição para amedrontar ou conseguir coisas com os outros funcionários. Isso acaba com a união e a lealdade da equipe. Você pode ser um ótimo profissional e ocupar um cargo de chefia, mas trate seus inferiores de igual para igual.
2. Vista-se de forma respeitável
Provavelmente o seu escritório tem um código de vestimenta. Apesar dele, tenha consciência na hora de se vestir. Evite roupas curtas ou decotadas demais, assim como as que estiverem com aparência de velhas ou sujas.
3. Não esqueça as ocasiões especiais
Mesmo que o seu dia esteja lotado, reserve uns segundinhos para parabenizar seus colegas por boas atuações ou comemorar o aniversário de alguém que se deu o trabalho de levar um bolo para o escritório. Isso significa muito para os colegas e garante uma convivência amigável.
4. Dome seus aparelhos eletrônicos
Ninguém é obrigado a escutar a sua música favorita a cada vez que seu telefone toca. Especialmente porque esse tipo de ruído interrompe conversas importantes e tira a concentração das pessoas. Coloque um toque baixo no seu celular ou, melhor ainda, deixe o aparelho no vibracall.
5. Pratique a etiqueta dos e-mails
Conversas por e-mail são muito impessoais e deixam margem para interpretações muito amplas. Proser bastante específico, político e educado em seus e-mails para não parecer rude e criar inimizades de graça. Não envie anexos enormes e sempre responda aos e-mails.
Fonte: Site Universia – http://www.universia.com.br/