A partir desta terça-feira (19/07), o município de Grão Mogol será a principal referência das manifestações culturais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, com a realização do 3º Festival de Inverno. Na programação, seis dias de atividades esportivas, ações de extensão, apresentações musicais e o intercâmbio entre as 14 cidades que compõem o Circuito do Lago de Irapé: lugares com diversidade no patrimônio histórico-cultural e nas riquezas naturais.

A Universidade Estadual de Montes Claros é parceira da Prefeitura de Grão Mogol na realização do evento, que conta com o apoio do Governo do Estado. No âmbito da Unimontes, as atividades são organizadas pela Pró-Reitoria de Extensão por meio das Coordenadorias de Extensão Cultural, Extensão Comunitária e de Apoio ao Estudante (CAE).

Veja também

A abertura oficial do evento será na próxima terça-feira, dia 19/7, às 19 horas, no presépio natural “Mãos de Deus”, com apresentação da Banda de Música de Grão Mogol, seguida pela “Seresta ao Luar” – pelas ruas antigas da cidade. A partir do dia 20, acontecem as oficinas de dança, mostra de fotografias, palestras e lançamento de livros na Casa da Cultura, no centro histórico. Os shows musicais serão na Praça Coronel Janjão.

FESTIVAL DA CANÇÃO

Outra atração para quem visitar a cidade está no 3º Festival da Canção Circuito Lago de Irapé, com uma premiação de R$ 15 mil, com dois dias de apresentações na Praça Beira Rio. As 14 músicas pré-selecionadas serão mostradas no dia 22 e as sete finalistas, escolhidas pelo júri especial, voltarão ao palco no dia seguinte. Serão premiados os cinco primeiro lugares, sendo R$ 5 mil para o campeão. A temática neste ano é “O Lago Canta sua Música e Conta sua História”.

Confira

A programação do Festival de Inverno conta, ainda, com concursos de moda de viola, exposições, apresentações de teatro, passeios em trilhas naturais, circuito de mountain bike (“Bike Trilha”) e o encontro de motociclistas – “III MotoFest” –, além do II Encontro de Carros Antigos (dias 23 e 24/7).

AÇÕES DE EXTENSíO – Como em todos os anos, o Festival de Inverno recebe ainda atividades de extensão direcionadas à comunidade local. Nesta edição, a Unimontes fez parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Haverá campeonatos de robótica e feiras tecnológicas envolvendo alunos de escolas públicas das cidades da região.

Trinta alunos inscritos no Projeto Unimontes Solidária estarão nas praças e no mercado municipal para coordenar oficinas de jogos e brincadeiras para as crianças, além de orientação ao público em geral nas áreas de saúde, educação, cidadania e Direito. Serão feitas campanhas contra diabetes, hipertensão arterial, além de palestras (alimentação saudável, doenças sexualmente transmissíveis, mercado de trabalho, etc). Na área ambiental, os acadêmicos vão organizar ações de cunho ambiental.

SERVIÇO
FESTIVAL DE INVERNO
Local: Grão Mogol
Data: 19 a 24 de julho
Coordenação: Universidade Estadual de Montes Claros
Parceiros: Prefeitura Municipal, Sesc, Sebrae, Senac, Associação Cultural Renascer, Governo do Estado, Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (FACIT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia