A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) obteve a aprovação do Doutorado em Geografia pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Trata-se de  uma realização marcante para a instituição e para as regiões onde ela está inserida: Norte e Noroeste de Minas e os  Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressalta que esta é mais uma conquista importante da universidade, que tem ampliado a oferta de cursos de graduação e de pós – graduação.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), professor Luiz Andrei Gonçalves Pereira, destaca a importância da conquista. “A aprovação do doutorado pela  Capes/MEC consolida o nosso curso e fortalece a pesquisa, permitindo e ampliando a qualificação de profissionais da geografia e de áreas afins. Acreditamos que esse é um importante passo para o maior desenvolvimento do ensino, da  pesquisa e  da extensão na região,  em prol de melhoria da qualidade de vida dos norte-mineiros”, ressalta o professor  Luiz Andrei.

Ele ressalta que, mais do que uma conquista, o  doutorado em Geografia da Unimontes é uma resposta a uma antiga demanda dos profissionais da área. A expectativa é que o início das atividades docentes do doutorado ocorra dentro do espaço de  tempo mais breve possível, estando na dependência dos trâmites internos  e da  publicação de edital.

Programa de pós-graduação comemora 10 anos

A Unimontes implantou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Geografia há  10 anos. Em uma década,  já foram qualificados 105 mestres na área. Com o doutorado, a universidade dá mais um passo significativo para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão na região.

Prestígio acadêmico

A  aprovação do novo  doutorado em Geografia  enaltecida pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Christian Toledo Pereira.  “A  oferta de cursos de doutorado aumenta o prestígio acadêmico de uma instituição, facilita o intercâmbio internacional, e fortalece a avaliação institucional junto a órgãos como a Capes/MEC, elevando o conceito do programa e a captação de recursos”, afirma ele.

Contribuição com as políticas públicas

O pró-reitor ressalta que  a criação de um doutorado consolida produção científica na universidade e seu papel como referência em estudos regionais e nacionais, com temas como semiárido, desenvolvimento regional e sustentabilidade.

 “Essas pesquisas contribuem para políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Norte de Minas, o que agrega valor ao mestrado e aumenta a qualidade da formação. No contexto da pós-graduação, novos doutorados qualificam o corpo docente e ampliam a interdisciplinaridade, valorizando a trajetória acadêmica e a empregabilidade dos egressos. Em síntese, é um investimento estratégico que amplia o impacto da pós-graduação na ciência e na sociedade”, relata o professor Marlon Christian Pereira.

Com a aprovação do novo doutorado pela Capes/MEC, a Unimontes passa a oferecer 22 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. São ofertados 22 cursos de mestrado e 10 cursos de doutorado.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”