A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) obteve a aprovação do Doutorado em Geografia pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Trata-se de  uma realização marcante para a instituição e para as regiões onde ela está inserida: Norte e Noroeste de Minas e os  Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressalta que esta é mais uma conquista importante da universidade, que tem ampliado a oferta de cursos de graduação e de pós – graduação.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), professor Luiz Andrei Gonçalves Pereira, destaca a importância da conquista. “A aprovação do doutorado pela  Capes/MEC consolida o nosso curso e fortalece a pesquisa, permitindo e ampliando a qualificação de profissionais da geografia e de áreas afins. Acreditamos que esse é um importante passo para o maior desenvolvimento do ensino, da  pesquisa e  da extensão na região,  em prol de melhoria da qualidade de vida dos norte-mineiros”, ressalta o professor  Luiz Andrei.

Ele ressalta que, mais do que uma conquista, o  doutorado em Geografia da Unimontes é uma resposta a uma antiga demanda dos profissionais da área. A expectativa é que o início das atividades docentes do doutorado ocorra dentro do espaço de  tempo mais breve possível, estando na dependência dos trâmites internos  e da  publicação de edital.

Programa de pós-graduação comemora 10 anos

A Unimontes implantou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Geografia há  10 anos. Em uma década,  já foram qualificados 105 mestres na área. Com o doutorado, a universidade dá mais um passo significativo para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão na região.

Prestígio acadêmico

A  aprovação do novo  doutorado em Geografia  enaltecida pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Christian Toledo Pereira.  “A  oferta de cursos de doutorado aumenta o prestígio acadêmico de uma instituição, facilita o intercâmbio internacional, e fortalece a avaliação institucional junto a órgãos como a Capes/MEC, elevando o conceito do programa e a captação de recursos”, afirma ele.

Contribuição com as políticas públicas

O pró-reitor ressalta que  a criação de um doutorado consolida produção científica na universidade e seu papel como referência em estudos regionais e nacionais, com temas como semiárido, desenvolvimento regional e sustentabilidade.

 “Essas pesquisas contribuem para políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Norte de Minas, o que agrega valor ao mestrado e aumenta a qualidade da formação. No contexto da pós-graduação, novos doutorados qualificam o corpo docente e ampliam a interdisciplinaridade, valorizando a trajetória acadêmica e a empregabilidade dos egressos. Em síntese, é um investimento estratégico que amplia o impacto da pós-graduação na ciência e na sociedade”, relata o professor Marlon Christian Pereira.

Com a aprovação do novo doutorado pela Capes/MEC, a Unimontes passa a oferecer 22 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. São ofertados 22 cursos de mestrado e 10 cursos de doutorado.

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro