A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)  realiza, nesta terça-feira (24), a solenidade de entrega do  título de Doutor Honoris Causa ao ambientalista Braulino Caetano dos Santos, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU). A cerimônia está marcada para às 20 horas, na Quadra 1 do Centro Esportivo Universitário – CEU, no campus-sede.

De acordo com a resolução nº 015 do Conselho Universitário, o título de Doutor Honoris Causa foi concedido a Braulino Caetano dos Santos em reconhecimento à sua “memorável trajetória como empreendedor social, camponês e ambientalista de visão integrada aos problemas dos biomas e ecossistemas brasileiros, sua participação primordial, decisiva e inquestionável como co-fundador do Centro de Agricultura Alternativa (CAA), da Cooperativa Grande Sertão, da Rede Cerrado e de cinco Associações Locais no Norte de Minas”. A aprovação da proposta pelo Conselho Universitário aconteceu no dia 29 de maio de 2019.

Braulino Caetano dos Santos prestou relevante trabalho voltado para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. É reconhecido como “Guardião do Cerrado, sendo sua atuação voltada para a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6040 de março de 2007), onde assumiu a representação como geraizeiro dos Povos do Cerrado na Comissão Nacional.

Devido à prática social, o ambientalista tornou-se objeto de estudo e pesquisa acadêmica em diversas Universidades, principalmente pelo seu engajamento junto a outros atores e pela sua contribuição e protagonismo. O título concedido pela Universidade também se dá em reconhecimento pela sua contribuição na consolidação da agricultura alternativa no Norte do Estado de Minas Gerais.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia