A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)  realiza, nesta terça-feira (24), a solenidade de entrega do  título de Doutor Honoris Causa ao ambientalista Braulino Caetano dos Santos, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU). A cerimônia está marcada para às 20 horas, na Quadra 1 do Centro Esportivo Universitário – CEU, no campus-sede.

De acordo com a resolução nº 015 do Conselho Universitário, o título de Doutor Honoris Causa foi concedido a Braulino Caetano dos Santos em reconhecimento à sua “memorável trajetória como empreendedor social, camponês e ambientalista de visão integrada aos problemas dos biomas e ecossistemas brasileiros, sua participação primordial, decisiva e inquestionável como co-fundador do Centro de Agricultura Alternativa (CAA), da Cooperativa Grande Sertão, da Rede Cerrado e de cinco Associações Locais no Norte de Minas”. A aprovação da proposta pelo Conselho Universitário aconteceu no dia 29 de maio de 2019.

Braulino Caetano dos Santos prestou relevante trabalho voltado para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. É reconhecido como “Guardião do Cerrado, sendo sua atuação voltada para a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6040 de março de 2007), onde assumiu a representação como geraizeiro dos Povos do Cerrado na Comissão Nacional.

Devido à prática social, o ambientalista tornou-se objeto de estudo e pesquisa acadêmica em diversas Universidades, principalmente pelo seu engajamento junto a outros atores e pela sua contribuição e protagonismo. O título concedido pela Universidade também se dá em reconhecimento pela sua contribuição na consolidação da agricultura alternativa no Norte do Estado de Minas Gerais.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba