Em 2019, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completa 30 anos como autarquia pública estadual e 25 anos de reconhecimento federal. Na comemoração, a instituição presta homenagem aos seus benfeitores e pessoas que contribuem com o desenvolvimento e a cultura da região. Dentro dessa proposta, o  Conselho Universitário (Consu) da universidade aprovou a outorga do título de Doutor Honoris Causa da Unimontes ao prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto. A concessão do título foi aprovada em reunião realizada quarta-feira (26/6), atendendo proposição do reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

O título de Doutor Honoris Causa é a maior distinção concedida por uma universidade. Na proposição, o reitor ressalta a trajetória de Humberto Souto como um grandes benfeitores da Unimontes, ao longo de sua vida pública, lembrando que, como deputado federal, ele liderou o  processo de  reconhecimento federal, que garantiu a autonomia universitária, além de ter assegurado recursos para a construção de diversas obras físicas no Campus Universitário Darcy Ribeiro e a viabilização de outros expressivos projetos. Destacou também os “vastos serviços prestados” por Humberto Souto à comunidade norte-mineira.

“Graças à sua visão da importância da Unimontes na transformação da realidade das regiões Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Noroeste e Central de Minas Gerais, o parlamentar destinou recursos para garantir a implantação do campus-sede da Universidade, fazendo gestões e viabilizando emendas orçamentárias para construção das obras físicas. Ele teve uma atuação destacada nas esferas estadual e federal’, enfatizou o professor Antonio Alvimar.

“Portanto, faz-se necessário o reconhecimento daquele que, com o mandato que lhe foi conferido pelo povo norte-mineiro, atuou para que o Norte de Minas recebesse um dos seus maiores investimentos em todos os tempos, ou seja, a implantação da Unimontes. Humberto Guimarães Souto, por toda a sua trajetória na vida pública, marcada pela conduta honesta e ética, de maneira incontestável, é um dos maiores benfeitores da Universidade Estadual de Montes Claros”, conclui o reitor da Unimontes.

CURRÍCULO

Currículo Humberto Guimarães Souto

Prefeito de Montes Claros, Humberto Souto Guimarães | foto: Divulgação

Nascido em Montes Claros, Humberto Guimarães Souto formou-se no curso de Técnico de Contabilidade e em Direito. Ele iniciou sua carreira na vida pública como vereador em Montes Claros, em 1962. Em 1973, assumiu o mandato de deputado estadual como suplente. Em 1974, foi eleito deputado federal, exercendo oito mandatos na Câmara Federal, onde teve atuação destacada, integrando e presidindo diversas comissões. Em 1985, foi vice-presidente da Câmara dos Deputados, assumindo a presidência da casa legislativa em diversas ocasiões.

Em 1995 deixou sua cadeira na Câmara Federal e para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), sendo nomeado pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Ele ocupou a presidência TCU nos anos de 2001 e 2002.

Em 2006, após aposentar-se como ministro do Tribunal de Contas de União (TCU), foi eleito para o sétimo mandato como deputado federal. Em 2012, assumiu seu o sétimo mandato na Câmara Federal. Em 2016, foi eleito prefeito de Montes Claros.

DEPOIMENTOS

O cidadão Humberto Souto, honra a cidade de Montes Claros, sendo um exemplo de político honesto,  desde seus primeiros mandatos como deputado, já deixando uma fama de integridade e honestidade.  Nós, enquanto sociedade, vivemos coletivamente, e a atuação política é necessária em todos,  e para todos. E assim Humberto Souto viveu e vive. Sempre buscando trazer os benefícios necessários para Montes Claros e região, e inúmeras vezes para a Unimontes. Portanto, esta homenagem da Universidade é justa, reconhecendo este grande cidadão, que está mais uma vez demonstrando na prática sua competência, integridade,  honestidade e espírito público.  Parabéns, cidadão Humberto Souto,  hoje prefeito, que tenha vida longa para nos brindar com muitos benefícios e exemplos, por muitos e muitos anos. Nosso muito obrigado. André Antunes – Médico  do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF)

A ACI de Montes Claro cumprimenta e parabeniza a Unimontes pela conferência ao Título de Doutor Honoris Causa ao ilustre prefeito Humberto Souto. Tal honraria faz jus em razão da exemplar história de vida pública em favor da população, sempre atento às necessidades dos norte-mineiros. Newton Figueiredo – Presidente da ACI-Montes Claros

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes