A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) amplia a atuação nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha para atender às demandas dos municípios. Desta forma, a instituição eleva a oferta de cursos de graduação ministrados nos seus diversos campi. Do total de 726 vagas oferecidas no 2º Processo Seletivo 2013 (sistema universal), 269 (37,05%) serão preenchidas fora do campus-sede, nos municípios de Almenara, Bocaiuva, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora e Unaí.

As inscrições para o vestibular da Unimontes podem se feitas até o dia 15 de abril, pelo portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos: www.cotec.unimontes.br. As provas serão aplicadas no dia 9 de junho, com a oferta de vagas em 32 cursos divididos em dois grupos.

“Podemos verificar que mais de um terço das vagas nos cursos de graduação da Unimontes é oferecido nas unidades fora da sede da universidade. Isso significa que a instituição direciona seu trabalho para os municípios mais distantes, descentralizando as atividades”, afirma o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto.

Ele salienta que, por intermédio dos cursos oferecidos, a Universidade não somente eleva o nível educacional, como também contribui para a melhoria das condições socioeconômicas da população e para o aumento da renda circulante nos municípios.

“Pesquisas demonstram que, quanto maior a escolaridade, maior a renda das pessoas”, observa o pró-reitor. “Outro aspecto a ser considerado é que os cursos ministrados nos municípios não têm uma concorrência tão elevada. Também há o sistema de reserva de vagas. Desta forma, existem maiores possibilidades dos moradores desses locais ingressarem no ensino superior”, completa João Felício.

Cursos oferecidos nos campi

No 2º Processo Seletivo 2013 serão preenchidas vagas nos seguintes cursos ministrados nos campi: no Grupo 1 – Pedagogia/Almenara, 25 vagas; Física/Bocaiuva, 25; Pedagogia/Espinosa, 17; Agronomia/Janaúba, 20; Pedagogia/Januária, 25; Pedagogia/Pirapora, 25; e Ciências Biológicas/Unaí, 25. No grupo 2 haverá o preenchimento de vagas nos cursos: Letras-Português/Espinosa, 22; Pedagogia/Janaúba, 25; Zootecnia/Janaúba, 20; Letras-Inglês/Januária, 15; e Geografia/Pirapora, 25.