Aprenda como incorporar a rede social em suas aulas em atividades com diferentes níveis de dificuldade que irão conquistar seu alunos


“É importante que o professor tenha domínio da rede social e facilidade em explicar as atividades”

Cada vez mais os professores levam as mídias sociais para dentro de suas salas de aula. Não apenas como fonte de informação, mas também para dinamizar e captar a atenção dos alunos durante as tarefas.
O guia a seguir você poderá encontra 25 maneiras para usar o Twitter na sala de aula. As tarefas são dividas em três níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil), mas podem estar entre mais de um nível, dependendo da preferência do professor. Confira:
Confira como usar o Twitter em sala de aula e conquistar seus alunos:

Maneiras de usar o Twitter em aula – Atividades Fáceis:

As atividades fáceis podem ser chamadas de “tarefas visuais”. Os alunos apenas observam seus posts e seguem informações que você oferece através de seu perfil.
1) Postar metas diárias de aprendizagem
2) Seguir especialistas
3) Promover links interessantes
4) Observar conversas entre não-especialistas
5) Calcular fluxos de informação constantes (tendências de assuntos ou novidades)
6) Relembrar tweets “velhos” mas relevantes
7) Identificar fontes de informações diferenciadas e interessantes, mas que são pouco divulgadas
8) Moderar conversas com profissionais do mundo da educação

Maneiras de usar o Twitter em aula – Atividades Médias:
Durante as atividades de dificuldade média os alunos poderão interagir com o professor e até mesmo produzir seu próprio material a partir de tweets. Essas tarefas variam de dificuldade e podem alcançar o nível difícil. É importante que o professor tenha domínio da rede social e facilidade em explicar as atividades.
9) Criar e promover hashtags relevantes
10) Analisar a matemática por trás de um tweet viral
11) Analisar o fluxo de um tweet (por exemplo: o raio de alcance da informação)
12) Teorizar o relacionamento de causa e efeito dos
13) Participar e organizar conversas sobre assunto discutido durantes apresentações
14) Divulgar trabalhos e teses desenvolvidas em aula
15) Resumir ideias ou tópicos principais das aulas
16) Conduzir entrevistas com mentores
17) Distinguir os conceitos de retórica (credibilidade, emocional e lógica) em tweets
Maneiras de usar o Twitter em aula – Atividades Difíceis:

As tarefas difíceis exigem que o docente possua domínio e entendimento da ferramenta e que tenha experiência com as técnicas por trás do Twitter.
18) Criar “nuvens de palavras” (lista de tags) a partir de fluxos de tweets selecionados para avaliar e medir audiência e linguagem
19) Criar um mapa conceitual para avaliar os fatores sociológicos e geográficos de um tweet ou hashtag e sua distribuição
20) Fomentar discussões para avaliar opinião pública
21) Criar perfis ficcionais de personagens literárias, escritores, personalidades históricas enquanto um assunto é desenvolvido em aula por períodos mais longos
22) Usas os 140 caracteres como um mini-blog, especialmente para alunos com dificuldades de escrita
23) Fazer com que os alunos sejam responsáveis por discussões e conversas
24) Criar contas satíricas e engraçadas que ataquem ideias desenvolvidas em sala de aula para fomentar a discussão entre os alunos
25) Usar o mapa do Twitter para analisar tendências geográficas: posição nos trending topics, idioma, uso de hashtag, sintaxes, etc.
Fonte: Universia Brasil

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia