Levar conhecimento e ações de cidadania para as comunidades carentes das regiões atendidas pela Universidade Estadual de Montes Claros. Acadêmicos e professores inscritos no Projeto Unimontes Solidária aproveitam o recesso escolar para promover atividades em quatro municípios da região. O programa vinculado à Pró-reitoria de Extensão é desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). 

As ações acadêmicas iniciam no período de 15 a 23 de janeiro no município de Ibiai. Logo depois a equipe da Unimontes Solidária segue para o município de Mirabela nos dias 27 de janeiro a 3 de fevereiro. Nos meses de março e abril serão atendidos também os municípios de Brasília de Minas e Coração de Jesus.  

ATIVIDADES 

Em cada município, dois professores coordenadores e 40 acadêmicos extensionistas de diferentes cursos de graduação da Unimontes irão desenvolver diversas atividades. Em parceria com as prefeituras serão realizadas ações multidisciplinares, para crianças, jovens, adultos e idosos. Serão feitas oficinas, palestras e atividades lúdicas voltadas para as áreas de saúde, cidadania, direito, trabalho e meio ambiente.  

Este ano, os coordenadores irão levar informações acerca das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti (Dengue Chikungunya e o zika vírus). Outro tema em destaque será sobre recursos hídricos.  “Vamos levar informações e conhecimento como forma de contribuir com o bem estar e qualidade de vida das famílias atendidas promovendo interação e aproximação da Universidade com as comunidades”, disse o coordenador da CAE, professor Gilson Fróes. 

A secretaria de Desenvolvimento Social do município de Ibiaí, Maria Clara Fernandes de Moura, egressa da Unimontes, considera o projeto como ferramenta de desenvolvimento social. “Enquanto acadêmica da Universidade participei do Unimontes Solidária e acredito muito no envolvimento dos alunos e professores que levam todo tipo de conhecimento para as famílias”, relatou.  

O PROJETO 

Desenvolvido no período de recesso letivo, o projeto Unimontes Solidária foi implantado há 12 anos. É um projeto extensionista que já atendeu milhares de pessoas nas regiões Norte, Noroeste, Vales do Mucuri e do Jequitinhonha. Já está na 23ª edição com o envolvimento significativo de estudantes e professores de diversos cursos de graduação da Unimontes. 

O Projeto prioriza as cidades que apresentam indicadores econômicos e sociais insatisfatórios, como Produto Interno Bruto (PIB) per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e taxas mais elevadas de analfabetismo e de mortalidade infantil. 

Acadêmicos de todos os cursos de graduação podem participar. Na prática, eles atuam como voluntários na aplicação do conhecimento produzido na Universidade em ações identificadas nas demandas específicas locais. Os atendimentos envolvem as áreas de educação, saúde, assistência social, meio ambiente, organização social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer. 

“O projeto traduz a interação entre nossos acadêmicos e comunidade atendida, tendo como objetivo principal a promoção de ações solidárias nas regiões carentes como forma de contribuir para a redução dos problemas sociais e as desigualdades. Assim levamos o conhecimento produzido na Universidade para as diferentes regiões onde a Universidade atua”, ressaltou o coordenador da CAE.

 

SERVIÇO 

23ª Edição – Projeto Unimontes Solidária 

Municípios atendidos: Ibiai (15 a 23 de janeiro), Mirabela (27 de janeiro a 3 de fevereiro), Brasília de Minas e Coração de Jesus (março e abril) 

Equipe: 40 acadêmicos e dois professores coordenadores 

Coordenação: Pró-reitoria de Extensão – Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) 

Telefone: (38) 3229 8163

E-mail:cae@unimontes.br

 

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia