Ele foi um dos fundadores do curso de Medicina da Unimontes e criou o programa de bolsas rotativas que inspirou o crédito educativo, atual FIES

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, é comemorado o centenário de nascimento de Mário Ribeiro da Silveira, ex-prefeito de Montes Claros e um dos grandes benfeitores do ensino superior público do Norte de Minas. Ele faleceu em 7 de novembro de 1999, aos 75 anos.

Mário Ribeiro foi um dos fundadores e primeiro diretor da Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Por ocasião da criação da antiga Famed, ele idealizou um programa de bolsas rotativas para alunos de baixa renda, que gerou o programa federal de crédito educativo, atual FIES.

Irmão do educador e intelectual Darcy Ribeiro (1922/1997), o médico Mário Ribeiro, além de vice-prefeito (1983 a 1988) e prefeito de Montes Claros (1989 a 1992), foi secretário de Estado de Trabalho e Ação Social e exerceu várias outras funções na comunidade.

O ex-prefeito e um dos pioneiros do ensino superior do Norte de Minas foi homenageado pela Universidade com a denominação do auditório do prédio 6 do campus do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), ao qual está vinculado o curso de Medicina. O educador e ex-prefeito foi homenageado pela comunidade, dando nome ainda ao Aeroporto de Montes Claros e ao Shopping Popular da cidade. O campus-sede da Unimontes tem o nome de Darcy Ribeiro.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, destaca a importância de Mário Ribeiro como um dos pioneiros do ensino superior público no Norte de Minas. “Por ocasião da comemoração dos 100 anos de nascimento de Mário Ribeiro da Silveira, apresentamos a nossa homenagem e o nosso reconhecimento a esse grande homem público, um dos fundadores do nosso curso de Medicina e um dos grandes benfeitores da nossa Universidade, à qual ofereceu expressiva contribuição ao longo de sua trajetória”, afirma o professor Wagner de Paulo Santiago.

Marcando a comemoração dos 100 anos do seu nascimento, foi editado o livro Marão – Mário Ribeiro da Silveira – Um visionário progressista do Norte de Minas. A obra tem como organizador o antropólogo e pesquisador João Batista de Almeida Costa, professor aposentado da Universidade Estadual de Montes Claros.

O livro traz a biografia e passagens da vida política, acadêmica e social de Mário Ribeiro. A obra reúne artigos de familiares, amigos e pessoas que trabalharam com o ex-prefeito, contando também com artigos de autores que conheceram sua vida de perto.

A paixão de Mário Ribeiro pela medicina, pela educação e pela universidade é abordada em artigos de autores vinculados à instituição superior, entre eles os ex-reitores João Valle Maurício e José Geraldo de Freitas Drumond (já falecidos), a servidora aposentada Beatriz Sarmento Veloso (ex-secretária da Famed), o professor aposentado João Batista Silvério (curso de Medicina) e a professora Claudia Regina Santos Almeida (Departamento de Política e Ciências Sociais), além do próprio professor João Batista Almeida Costa.”

Vestibular Unimontes 2024: nova data de prova será 15 de dezembro
II Congresso Internacional da Unimontes destaca investimentos e alternativas para enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas
II Congresso Internacional da Unimontes começa nesta terça-feira com mais de 3,4 mil inscritos
Unimontes assina protocolo de intenções com a Empresa Mineira de Comunicação