A Comissão Técnica de Concursos da Universidade Estadual de Montes Claros (Cotec/Unimontes) divulgou nesta quarta-feira (5/12), o número de inscritos e a relação de candidatos/vagas do 1º Processo Seletivo/2013. As provas serão realizadas neste domingo (dia 9 de dezembro) com a participação de 8.173 pessoas. O curso de Medicina, pelo sistema universal, é mais uma vez o mais concorrido, com 232,14 candidatos para cada vaga.

A oferta é de 601 vagas nos 25 cursos relacionados no Grupo 1, cujas provas serão aplicadas no horário das 8 às 13 horas; e 588 vagas nos outros 25 cursos do Grupo 2, com testes marcados para o horário das 15 às 20 horas.

Conforme o edital, as provas de múltipla escolha e de redação distribuirão 230 pontos e serão aplicadas em Almenara, Belo Horizonte, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Montes Claros, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

Os candidatos ao curso de Artes/Música deverão realizar, ainda, as avaliações de conhecimentos e habilidades específicas, no dia 6 de janeiro de 2013. A cada vestibular, 45% das vagas da Unimontes são oferecidas pelo sistema de reserva de vagas nas seguintes categorias: afrodescendentes e egressos de escola pública – esses comprovadamente carentes –, portadores de deficiência e indígenas.

MAIS CONCORRIDOS

Os dez cursos mais concorridos pelo sistema universal são os seguintes: 1º Medicina (232,14 candidatos/vaga), 2º Direito/Noturno (76), 3º Direito/Matutino (71), 4º Odontologia (65,17); 5º Engenharia Civil (64,38); 6º Administração/Noturno (30,44); 7º Engenharia de Sistemas (27,29); 8º Enfermagem (23,29); 9º Ciências Contábeis/Noturno (14,22); e 10º Agronomia (13,86).

O resultado do 1º Processo Seletivo/2013 será divulgado pela Cotec/Unimontes até o dia 18 de janeiro de 2013, através da fixação das relações dos aprovados em painéis e pelos sites da comissão e da Unimontes.