Se tem desafio, ela topa.  Se é para empreender, não hesita. Primeira colocada entre 41 universitários mineiros, a acadêmica do 8º período de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Montes Claros, Carla Eloisa Mendes Santos Oliveira, será uma das representantes de Minas Gerais na final nacional, que acontece em Brasília-DF, de 7 a 12 de abril. A semifinal aconteceu em Belo Horizonte. A seleção foi realizada na competição “Desafio Universitário Empreendedor” do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que este ano teve quase 100 mil inscritos

De malas prontas, a acadêmica da Unimontes que é natural Porteirinha (Norte de Minas), e reside em Montes Claros viaja nesta quinta-feira (6) à noite para a Capital Federal. Antes de seguir viagem, em entrevista ao Portal Unimontes, a quase Analista de Sistemas conta como tem sido a experiência, que iniciou em 2015. “Acabei quase não pontuando. Voltei a jogar em 2016 e consegui entrar no Ranking chegando à semifinal”, lembra.

Não se trata apenas de curiosidade, mas muito mais de sensibilidade. “Sempre busquei participar de eventos que pudessem agregar à minha formação”. E esse foi um dos modos que encontrei, por meio dos jogos, detalha Carla Eloisa, que destaca que em uma das etapas exige-se o desenvolvimento do “aspecto gerencial”, planejando e cumprindo missões.

>> Saiba mais sobre o Desafio Universitário Empreendedor

DSC 1266 - Cópia

“Há um tempo que me interesso por empreendedorismo e busco ficar por dentro dos eventos relacionados. A partir do DS, conheci muitas pessoas incríveis e que se interessam pelo empreendedorismo. Durante a semifinal, fiz parte de uma equipe que realmente fez um trabalho coletivo e isso, sem dúvidas, contribui muito para o desenvolvimento de qualquer pessoa, além de planejarmos, validarmos ideias e acreditarmos nas pessoas”, comemora.

Baanko Challenge e app Tribo Universitária

Entre as aulas do curso de Sistemas de Informação e os desafios propostos pelo Sebrae, a acadêmica encontrou tempo para participar do Baanko Challenge, evento que acontece em Montes Claros há três semanas e incentiva os negócios de impacto social na região. “O evento ajudou na preparação para os pitch”s, além de influenciar a pensar socialmente. Acho muito interessante essa ideia de contribuir para a sociedade, de resolver problemas”, revela.

No DS, a equipe liderada pela acadêmica apresentou o aplicativo “Tribo Universitária”, que pretende ampliar a divulgação de eventos acadêmicos, cursos, palestras, bolsas de iniciação científica e calouradas. “São eventos realizados pelas tribos (Centros acadêmicos, empresas juniores, atléticas) para os universitários, professores e servidores, bem como para a comunidade”.

Histórico favorável da Universidade

Os irmãos Marcos Borges da Silva (Ciências Biológicas/bacharelado) e Haroldo Borges da Silva (Administração) – acadêmicos da Unimontes-  também utilizaram a expertise, o raciocínio rápido e o empreendedorismo para avançar para a segunda fase do Desafio, em 2015. Os estudantes figuraram no topo do ranking mineiro, que é baseado nas pontuações máximas conforme a resolução correta de problemas.

“É consenso entre os professores que a acadêmica Carla Eloisa é uma aluna brilhante. Sempre muito esforçada e dedicada aos estudos, o resultado nessa competição apenas evidencia isso. Estamos felizes com o resultado, acima de tudo porque mostra que a tônica do curso de Sistemas de Informação da Unimontes é preparar os estudantes para serem destaques no mercado de trabalho”, ressalta o professor Doutor em Ciências da Computação, Renê Rodrigues Veloso.

Ansiosa para a final, a acadêmica viaja a Brasília-DF com a esperança de ampliar os conhecimentos. “Espero conseguir aplicar tudo para contribuir com a sociedade”, projeta Carla Eloisa Mendes.