A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a Empresa de Assistência Técnica, a Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba promovem, até a próxima quarta-feira (07/06), a primeira Exposição de Ciências, Tecnologia e Educação (1ªExpôtech) para levar conhecimento técnico aos produtores do Norte de Minas, contribuindo para ampliar a produção agrícola, discutir questões relevantes para o setor de agronegócio e para apresentar novas oportunidades de produção, como a produção de cacau no Norte de Minas.

Reitor visita estande da Unimontes em Janaúba (Fotos: Alex Sexko)

A solenidade de abertura da 1ª Expôtech, aconteceu nessa segunda-feira (05/06), no Centro de Cultural Marly Sarney, em Janaúba, com presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu; da gerente regional da Emater em Janaúba, Renata Braga Medrado Lima; do secretário municipal de Agronegócio de Janaúba, José Edmozame Luiz de Morais, e da representante da Comissão Organizadora da exposição, professora Adelica Aparecida Xavier. Eles destacaram a importância da união da Unimontes, Emater e Sindicato dos Produtores Rurais em defesa de uma produção mais sustentável, eficiente e com ganhos para toda a sociedade.

O reitor Wagner de Paulo Santiago enfatizou que a Unimontes tem compromisso não apenas com o desenvolvimento intelectual, mas com o desenvolvimento social de toda as regiões em que atua, lembrando que muitos municípios do Norte de Minas e do Vale Jequitinhonha figuram na lista das cidades com os piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais. “Apenas colocando o conhecimento a serviço da sociedade será possível reverter esse quadro, gerando produção de emprego, renda e oportunidades principalmente para os pequenos produtores rurais”, destacou o reitor.

Neste aspecto, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, observou que 80% dos produtores do Norte de Minas são pequenos e precisam do apoio para melhorar e ampliar a produção.

A 1ªExpôtech reúne o Seminário Emater: os desafios da bovinocultura leiteira no semiárido mineiro, o Seminário de Ciências Agrárias da Unimontes e o Seminário Cacau: cacauicultura no semiárido – uma nova fronteira.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (06/06), será realizado o Seminário de Ciências Agrárias da Unimontes, com as palestras “Segurança na Produção De Alimentos”, com Rômulo Tadeu Pace de Assis Lage, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); “Sistemas Integrados de Produção no Semiárido”, com o professor Leonardo Tuffi dos Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais; “Produção Eficiente de Arrobas no Semiárido”, com Rostyner Costa, Consultor Técnico Nacional de Bovinos de Corte/Cargill-Nutron.

Na parte da tarde, “Bioinsumos na produção de alimentos: casos de sucesso”, com Isac Pereira Soares Martins, Diretor do Grupo Biomult; “Como aplicar bioinsumos, tem jeito certo?”, com Marcel Dias Gonçalves e Carlos Alberto Gusmão, Co-Founder Agrowt Group; “Por que usar inoculante na produção de silagem?”, com Evely Giovanna Leite Costa, da SLO Agropecuária.

Fotos: Alex Sexko

Na quarta-feira (07/06), será realizado o Seminário Cacau: Cacauicultura no Semiárido – Uma Nova Fronteira, com as palestras “Produção de cacau no Seminário”, com José Basílio Vieira Leite, consultor da Brasiltech International Agronomy; “Produção de mudas de cacau”, com Aldo Lavigne, consultor do Viveiro Brasil Cacau; “Mercado e comercialização de cacau”, com Fábio Henrique Campos Marques, da Cargill. E, na parte da tarde, os participantes da 1ªExpôtech poderão fazer visita técnica a fazendas de cacau da região de Janaúba.

Ações do Campus Unimontes em Janaúba

O Campus da Unimontes em Janaúba, desenvolve a cada dois anos, a Semana das Ciências Agrárias (Seagri) que nesse ano, também ocorre dentro da 1ªEXPÔTECH com participação de alunos, acadêmicos e professores.

Os cursos de graduação oferecidos pela Unimontes em Janaúba são: Agronomia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Zootecnia.

Na Comissão organizadora da 1ª EXPÔTECH estão os professores da Unimontes Janaúba: Luciana Caldeira, Maristella Martinelli, Fabiana de Souza, Cláudio Arouca, Carlos Matrangolo e Flávio Monção.

Dentro da Expotech, a Comissão da Seagri irá desenvolver atividades na forma de 16 minicursos epalestras em parceria com a Emater-MG e o Sindicato Rural de Janaúba, de 01 ao 07 de junho.

Os minicursos são abertos para professores, estudantes, técnicos e produtores rurais. Confira a programação e faça sua inscrição através do link:

https://www.sympla.com.br/1-expotech-minicursos__1983157

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro