“Com o apoio dos nossos docentes, avançamos cada vez mais”, afirma reitor
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) busca a melhoria constante da educação em todos os seus níveis. Dentro desse propósito, a instituição conta com a dedicação do seu corpo docente. “Neste 15 de outubro, Dia do Professor, fazemos uma saudação especial aos nossos docentes. Juntamente com os servidores técnico-administrativos e acadêmicos, eles são responsáveis pelos avanços e pelas melhorias da Unimontes como uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirma o reitor da instituição, professor Wagner de Paulo Santiago.
“Com a participação e o apoio dos professores, avançamos cada vez mais com criação de novos cursos de graduação, de pós-graduação e de tecnólogos, tanto presenciais como do modelo a distância. Além de fomentar a educação transformadora, intensificamos a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços”, assegura o reitor.
Atualmente, o corpo docente da Unimontes é integrado por 1.124 professores, dos quais cerca de 90% (1.007) contam com titulação Stricto sensu. São 581 doutores, 426 mestres e 117 especialistas.
A pró-reitora de Ensino da Universidade, professora Ivana Ferrante Rebello, ressalta que a instituição investe na valorização dos professores como uma estratégia para melhorar a educação, pilar do desenvolvimento dos avanços da sociedade.
“A Unimontes tem sido o braço forte no papel de contribuir para a formação de cidadãos, pesquisadores e qualificação de profissional das regiões onde atua. Por isso, a valorização do professor é a base e a inspiração para tudo o que se desenvolve na instituição”, enfatiza a pró-reitora de Ensino.
Ela lembra que, no ano passado, foram oferecidos pela Unimontes vários cursos de capacitação e oficinas voltados para os professores, no modelo online, visando o aprimoramento das atividades docentes, com destaque para o suporte ao uso de metodologias ativas.
Além disso, informa, foram organizados na universidade três fóruns destinados à inclusão, com discussões sobre os temas autismo e etarismo e atendimento à comunidade surda.
A professora Ivana Ferrante Rebello lembram ainda por iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino, foram promovidos três fóruns voltados para a melhoria das licenciaturas e da formação de professores. “Os fóruns tiveram como objetivos a realização de debates, o incremento e o fortalecimento das licenciaturas na universidade, visto que são cursos dedicados à formação de professores, que trabalharão em toda a região e contribuirão com a educação básica, ponto muito sensível no cuidado e na formação das crianças e dos adolescentes. Nos encontros foram discutidos o papel essencial e histórico do professor, as inovações e novas perspectivas que se delineiem na educação”, descreve a pró-reitora.