“Meu sentimento é de muito orgulho por ter participado dessa história de crescimento do curso de Zootecnia da Unimontes. Fui aluno da 1ª turma, que iniciou as aulas em 2002 e testemunhei todos os desafios e sou extremamente grato por ter alcançado uma vida profissional sólida graças a este curso de qualidade inegável”. As palavras são do zootecnista Marco Túlio Parrela de Melo, durante evento especial de comemoração aos 10 anos de criação do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros, realizado nessa sexta-feira (23), no campus de Janaúba (Norte de Minas).

O Zootecnista Marco Túlio- Ex-aluno (Ascom)

Uma platéia de aproximadamente 500 pessoas, entre professores, alunos, profissionais liberais, egressos, servidores, convidados e integrantes do grupo gestor da Unimontes, acompanhou a solenidade. A vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida destacou que as conquistas alcançadas devem-se à dedicação intensa de todos da comunidade acadêmica e, dessa forma, a Universidade cumpre seu papel de responsabilidade social com a oferta de cursos de qualidade e de projetos de pesquisa que beneficiam a vida da população.

UM DOS MELHORES DO PAÍS

“Tive a grata oportunidade de participar dessa trajetória do curso de Zootecnia e enalteço a competência e responsabilidade de professores que não desanimaram diante das dificuldades. Por meio da vontade e da luta desses homens e mulheres, o curso de Zootecnia é hoje um dos melhores do País”, afirmou a vice-reitora, destacar os conceitos máximos obtidos nas avaliações oficiais do MEC.

O reitor João dos Reis Canela destacou a visão desbravadora e ousada de professores que acreditaram no sonho e realizaram a implantação do curso de Zootecnia. “Um trabalho que se constituiu no âmbito da coletividade e que, atualmente, colhe excelentes e valiosos frutos. Se não fossem esses visionários não estaríamos aqui comemorando uma data tão especial para um curso que mudou a realidade não só do Norte de Minas, mas das outras regiões atendidas pela Unimontes”, acrescentou.

A programação comemorativa iniciou-se com a apresentação de um vídeo produzido pelos professores do curso de zootecnia, como “registro da trajetória de luta e de desafios durante sua implantação, que teve início em Salinas e foi transferido para Janaúba em 2006. O Coral Universitário, regido pelo maestro Waldir Pereira da Silva, se apresentou na solenidade.

“Esse é um dia de imensa alegria. “Parabenizo os professores pelo empenho e compromisso, e os alunos que fazem deste curso um dos melhores do País”, observou a coordenadora do curso de Zootecnia, professora Antônia de Maria  Filha Ribeiro. “Atualmente, o curso de Zootecnia está inserido num polo de excelência das Ciências Agrárias, na busca pela consolidação da graduação e de seus programas de pós-graduação”, observou o chefe do departamento de ciências agrárias, professor Marcos Koiti Kondo.

Na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), o curso de Zootecnia da Unimontes alcançou notas máximas alcançando a 4ª colocação entre os melhores do País – segundo em Minas Gerais. A geração de conhecimento vem transformando a realidade socioeconômica da região e ajudando na formação de muitos jovens.

1Weiber_Costa_Gonalves

Acadêmico Weiber Costa Gonçalves do curso de Zootecnia (Ascom)

O presidente do Centro Acadêmico de Zootecnia, Weiber Costa Gonçalves, afirma que a data é importante porque o curso nasceu do desejo de alunos e professores que dedicaram todo o tempo para melhorar a qualidade. “Vencemos barreiras e todas com louvor. É por isso que conquistamos lugar de destaque no cenário nacional e estadual. Nossa preparação aqui é excelente, a qualidade profissional dos professores e o empenho de todos é motivo de muito orgulho”, reiterou o acadêmico.

HOMENAGENS – Além de depoimentos, alunos e professores também fizeram homenagens às pessoas que ajudaram na consolidação do curso. A professora Rosina Rabelo Nuzzi Ribeiro foi homenageada pela atuação como diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas durante o período 1994 a 1997. Após a solenidade, realizada no auditório do campus, o reitor e a vice-reitora foram convidados a fazer o plantio simbólico da planta forrageira “Algaroba” nas dependências do campus de Janaúba.

solenidade_10

homenagem_a_professora_Rosina_Rabelo_Nusee

Professora Luciana Albuquerque Caldeira Rocha foi
homenageada durante a solenidade (Ascom)