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“Vitalidade”: mestrandos e doutorados em Ciências da Saúde transformam estudos em práticas para o envelhecimento saudável

By Christiano Lopes Jilvan

June 05, 2020

Aproximar a ciência da comunidade, com a aplicação de pesquisas em iniciativas que possam contribuir com o envelhecimento saudável. Esta é a proposta do projeto “Vitalidade”, idealizado pelos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), da Universidade Estadual de Montes Claros.

Numa linguagem didática e acessível ao mesmo tempo, a partir de publicações regulares nas redes sociais, a proposta tem como público-alvo a faixa etária a partir dos 45 anos, cujo perfil foi definido diante das particularidades regionais: dados populacionais, acesso e hábitos de saúde física e mental e situações de risco, dentre outros pontos.

O Projeto Vitalidade reunirá 12 temas iniciais, com veiculação diária a partir de 30 de junho no formato de vídeos, animações, artes e entrevistas nas redes sociais (YouTube, Instagram, Facebook e Whats App) e, também, com divulgação em parceria com a Rádio Universitária Unimontes 101,1 FM.

“A nossa intenção é de promover as postagens diárias, entre 30 de junho a 17 de julho, culminando com um seminário virtual, dia 20 de julho, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral”, explica a odontóloga Luciana Mara Barbosa Pereira, mestranda do PPGCS e uma das idealizadoras do projeto “Vitalidade”.

TEMAS

Os temas iniciais são estes: “Alterações Hormonais do Climatério e Menopausa I e II”, “Alterações Periodontais e as suas Correlações Sistêmicas”, “Autonomia de Vida”, “Benefícios de se Alongar no dia a dia”, “Cuidados Preventivos na Senilidade com Enfoque nos Cânceres de Útero, Ovário e Mama”, “Espiritualidade”, “Harmonização Facial”, “Pilates ou Hidroginástica? Eis a Questão…”, “Prevenção e Higiene Oral”, “Saúde Física e Mental” e “Tudo ou quase Tudo Sobre Incontinência Urinária”.

Após a divulgação dos 12 temas, a intenção é de transformar este trabalho em um canal contínuo de interdisciplinaridade, com a divulgação permanente dos estudos associados à Educação em Saúde e, assim, transformá-lo em um projeto institucionalizado.

Luciana Pereira explica, ainda, que a interação com a comunidade será determinante. “Foi desta forma que elencamos estes 12 primeiros temas e, na sequência, vamos trabalhar em cima do feedback deste público-alvo para definir as novas abordagens em consonância com as nossas pesquisas”, acrescenta a mestranda.

A atual situação de pandemia, com o isolamento social por causa dos riscos do Novo Coronavírus, também foi considerada pelos organizadores do projeto. “Há um grande impacto na população em geral, mas, para a faixa etária acima dos 45 anos, já são identificados os grupos de risco, o que gera perturbações como a solidão, sintomas de depressão, mudanças radicais de rotina e de hábitos sociais e até a falta de medicamentos e acompanhamento de um profissional de saúde”, finaliza a mestranda.

EQUIPE

O projeto está vinculado à disciplina de Estudos Interdisciplinares em Saúde, do PPGCS, com a participação dos docentes Cristina Andrade Sampaio (responsável pela disciplina), Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins, Antônio Prates Caldeira, Carla Silvana de Oliveira e Silva, Desirée Sant´Ana Haikal, Hercílio Martelli Júnior, João Marcus Oliveira Andrade, Lucyanna Conceição Farias, Luiz Fernando de Rezende, Marcelo Perim Baldo, Mariléia Chaves Andrade, Marise Fagundes Silveira e Thallyta Maria Vieira.

Os mestrandos e doutorandos responsáveis pelos conteúdos são profissionais das áreas de Biologia/Enfermagem (Núbia Nunes de Souza e Yan Robert Santos Cambuí), Educação Física/Fisioterapia (Nayra Suze Souza e Silva e Rose Elizabeth Cabral Barbosa), Medicina (Daniella Patrícia de Oliveira Porto e Tábata de Matos Queiroga) e Odontologia (Luciana Mara Barbosa Pereira, Silvério de Almeida Souza Torres e Vera Lúcia Lacerda Medeiros).

LANÇAMENTO – O seminário de lançamento do projeto terá como tema “Envelhecimento e Saúde”, e será desenvolvido em parceria com o “O SIC-Unimontes”, coordenado pelas professoras Rosângela Ramos Veloso Silva, Desirée Sant’ana Haikal, Lucinéia de Pinho, Maria Fernanda S. F. Brito e Marise Fagundes Silveira. O evento ocorrerá no dia 20 de julho, com palestra do professor doutor Renato Sobral Monteiro Júnior e com mediação da doutoranda Nayra Suze Souza e Silva, pela plataforma on-line Google Meet (link de acesso: https://meet.google.com/uzb-mseh-isy), às 17h30.