Notícias

Videoconferência – Reitor discute novas ações durante pandemia com equipes do HUCF, pró-reitores, diretores de centros e chefes de departamentos

By Ascom Unimontes

May 13, 2020

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), mesmo cumprindo as medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavirus, dá continuidade as suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Ao mesmo tempo, a Instituição atua diretamente no enfrentamento da Covid-19, por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

Com o objetivo de alinhar as ações, bem como avaliar e aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos durante a pandemia, o reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza promoveu duas reuniões, por videoconferências, com representantes do HUCF e com pró-reitores, diretores de centros e chefes de departamentos da universidade esta semana.

Reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza durante videoconferênciaFoto: Andrey Librelon/Unimontes

Na segunda-feira (12/5), à noite, o reitor participou de encontro com os diretores e coordenadores das clínicas médicas do HUCF. Além da superintendente, Priscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, participaram do encontro virtual os diretores Marcelo Fagundes da Rocha (Assistencial), Romero Iago Freitas Mendes (Clínico) e Roberto Rodney Ferreira Junior (Desenvolvimento Acadêmico), juntamente com coordenadores das diversas clínicas médicas, do Pronto Socorro, Centro de Tratamento Intensivo (CTI), Maternidade e de outros setores.

Na oportunidade, o reitor Alvimar ressaltou a importância do Hospital Universitário e da dedicação das equipes no enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19.

“Nesse momento, é importante que todos tenham tranquilidade, paciência e também coragem para enfrentar e superar essa crise”.

Além da dedicação das equipes de médicos e demais profissionais do HUCF que estão na linha de frente no enfrentamento do Novo Coronavírus, ele destacou a importância do parque tecnológico da unidade. O HUCF é, atualmente, um dos hospitais públicos mais bem equipados de Minas Gerais, dispondo de 82 respiradores pulmonares, essenciais para a garantia de vida dos pacientes com casos de infecção respiratória aguda. Desta forma, o hospital tornou-se referência regional no atendimento a pacientes diagnosticados com o Novo Coronavírus, a partir de pactuação com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e com o Centro Integrado de Comando e Controle Local do Coronavírus (CICCL).

Durante videoconferência, os diretores e coordenadores médicos do HUCF analisaram com tranquilidade as ações e cuidados adotados no recebimento dos pacientes com sintomas da Covid-19. Os procedimentos seguem todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para garantir a segurança dos profissionais.

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO

Já na terça-feira (12/5), em novo encontro virtual, o reitor Antonio Alvimar esteve com os diretores de centro e chefes de departamentos da Universidade. Também participaram da reunião os pró-reitores Helena Amália Papa (Ensino), Paulo Eduardo Gomes de Barros (Extensão), Clarice Diniz Alvarenga Corsato (Pesquisa) e Aloysio Rocha Vieira (Planejamento, Gestão e Finanças), juntamente com pró-reitores adjuntos.

Mesmo com a suspensão das atividades presenciais, em função das medidas de isolamento social, o reitor salientou que a gestão superior da Unimontes implementa todos os esforços para assegurar a manutenção das ações de ensino, pesquisa e de extensão.

“Nosso objetivo é evitar prejuízos para os alunos e também para os professores”, reafirma, lembrando que a Universidade vive uma nova realidade.

Foi adotado o regime de tratamento excepcional, com uso de recursos tecnológicos disponíveis para facilitar as atividades a distância pelos acadêmicos e pelos professores. Apesar da suspensão das atividades presenciais, os alunos mantém o vínculo constante com a universidade. Além disso, foram feitos ajustes no calendário letivo, com a adoção de um novo cronograma das atividades acadêmicas.

Durante o enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus, as videoconferências têm servido justamente para o alinhamento e a avaliação do planejamento das ações entre a gestão superior, diretores de centro, chefes de departamentos e professores. Além disso, nos encontros a distância, todas as dúvidas são esclarecidas com o objetivo de melhorar as atividades da Universidade.