Exposição reúne 82 fotos das mulheres que estão em tratamento e participam do programa da Unimontes (fotos: Andrey Botelho)

Conteúdo do Site Antigo

“Vida Rosa”: exposição de fotos apresenta o cotidiano das mulheres com câncer de mama

By DTI

October 08, 2013

Nesta quinta-feira (10/10), às 17 horas, no Shopping Ibituruna, em Montes Claros, acontecerá a abertura da Exposição de Fotografias “Vida Rosa”, com abordagem às mulheres portadoras de câncer de mama. A iniciativa é do Projeto Vida, ação de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que tem como objetivo a elevar a autoestima e o espírito de superação das mulheres diagnosticadas com a doença.

O evento está inserido na campanha nacional “Outubro Rosa”, lançada pelo Ministério da Saúde com o propósito de estimular as medidas preventivas e de detecção precoce do câncer de mama. Com acesso gratuito, a exposição poderá ser visitada até 20 de outubro.

Na abertura, também haverá um espetáculo de dança produzido pelas próprias pacientes atendidas pelo “Projeto Vida”. Também está prevista a distribuição de folhetos explicativos sobre a prevenção da doença e a importância do diagnóstico precoce.

O público poderá conferir 82 fotografias (em cores e coloridas e em preto e branco), que retratam o cotidiano das mulheres com o câncer de mama. Os trabalhos são de autoria do fotógrafo Andrey Botelho.  “A ideia é demonstrar a superação das pacientes. Independente de serem acometidas com a doença, todas têm uma vida normal: se divertem, se ajudam, interagem com seus amigos e são felizes”, afirma a professora Claudiana Baumann, coordenadora do Projeto Vida.

O que é o “Projeto Vida”

Implantado desde 2005, o Projeto Vida é uma ação de extensão do departamento de Educação Física da Unimontes. Atualmente, a iniciativa conta com 40 mulheres que buscam a cura do câncer de mama. O projeto incentiva a melhoria de vida com ginástica, musculação e outros exercícios físicos. Também contam com atividades de dança, artes visuais e trabalhos de grupo.

Conforme a professora Claudiana Baumann, qualquer mulher da comunidade, diagnosticada com o câncer de mama, pode participar das atividades do projeto. A única exigência é que a paciente apresente uma declaração do oncologista responsável pelo acompanhamento clínico, atestando a liberação para as atividades. Para se inscrever, as interessadas devem procurar o departamento de Educação Física, no campus-sede, ou através do e-mail: caubaman@gmail.com.