O VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG), da Universidade Estadual de Montes Claros, realizado entre os dias 26 a 29 de setembro, atendeu as expectativas e propostas com a marca de 2.720 inscritos, dos quais 1.728 foram estudantes de graduação da Unimontes. Foi registrada a participação de 312 professores da instituição que mostraram os avanços alcançados pela universidade nos últimos anos. O balanço do fórum foi apresentado nessa terça-feira (09/10), pela comissão responsável pelo evento em encontro com o reitor João dos Reis Canela, pró-reitores e integrantes da gestão superior.
Foram apresentados os números finais com destaque para 905 trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos inseridos na iniciação científica. Ao todo, foram exibidos 1.026 trabalhos, incluindo ainda 336 produções da modalidade ensino e 156 ações da extensão. Os trabalhos foram apresentados nas quadras 1 e 2 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício.
A presidente da comissão organizadora ressalta ainda que a realização de conferências simultâneas foi bem aceita pelo público acadêmico, que demonstrou grande interesse. “Um diferencial foi à promoção de palestras simultâneas, com temas distintos. Desta forma, os estudantes tiveram a oportunidade de escolher quais conferências queriam assistir”, avalia a professora Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa.
Na oportunidade, o reitor João dos Reis Canela cumprimentou a equipe organizadora, pró-reitorias, departamentos e coordenações de cursos pelo sucesso do evento. “O VI Fepeg expressou muito bem a evolução da universidade nos últimos anos, no ensino, pesquisa, extensão e gestão. O evento tem nosso incentivo e apoio”, avalia o reitor.
Além de destacar o envolvimento dos professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, o professor João Canela enfatizou a necessidade de organizar e planejar o VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, a ser realizado em setembro de 2013. “Queremos que próximo Fórum seja ainda mais dinâmico, estratégico e com grande significado científico. Para isso, iremos oficializar a comissão organizadora do evento de 2013, a fim de que os trabalhos tenham resultados ainda mais positivos que o anterior”, finalizou o reitor.