Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Valorização da cultura regional: lançado CD “Choro do Cerrado” no projeto “A Gosto da Unimontes”

 

Foi lançado na noite de quarta-feira (29/08), no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), da Unimontes, o CD “O Choro do Cerrado”, que reúne músicas inéditas do compositor, violeiro e cantador Téo Azevedo, gravadas no gênero instrumental (chorinho) pelo Grupo “Roda de Choro”. O espetáculo marcou a abertura oficial do evento “A Gosto da Unimontes”, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio da Coordenadoria de Extensão Cultural.

O “Agosto na Unimontes” prossegue até esta sexta-feira (31/8), com atividades artísticas e culturais no campus-sede. O espetaculo de abertura contou também com apresentação da “Camerata de Violões” (na foto), projeto extensionista da Universidade Estadual de Montes Claros. 

A produção do CD “O “Choro do Cerrado” foi uma iniciativa da Unimontes, por intermédio do “Projeto Roda de Choro”, em parceria com o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez e com o compositor Téo Azevedo.

O trabalho conta com 12 composições inéditas de Téo Azevedo, que foram gravadas pelo Grupo “Roda de Choro”, coordenado pelo professor Luciano Cândido. Conta também com composições de autoria de outros dois grandes nomes da cultura do Norte de Minas: “Amo-te Muito”, do autor de serestas João Chaves; e “Rebenta Boi”, poema de autoria do escritor Cândido Canela, em parceria com o próprio Téo Azevedo.

Durante o lançamento, o compositor destacou que a produção do CD é um fato marcante em sua vida, pois, em mais de 50 anos de carreira, com mais de 2.500 músicas inéditas, pela primeira vez, compôs músicas no gênero instrumental (chorinho). “O cerrado é o bioma mais importante do Brasil, que influencia muito o meu trabalho musical”, afirmou Téo Azevedo, que ressaltou a “fortaleza” dos frutos do cerrado como o pequi. Ele agradeceu o apoio da Universidade e a parceria com o Grupo “Roda de Choro”.

Ao participar do lançamento oficial, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destacou a importância do resgate e das tradições do Norte de Minas. “A Universidade compreende a importância das nossas manifestações culturais e contribui para a sua preservação”, destacou. A valorização da cultura regional também foi enaltecida pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza.

Na oportunidade, a música “Amo-te Muito” foi interpretada pela solista Cristiane Faria Franco, do curso de Artes/Música da Unimontes. O público também foi contemplado com a interpretação do poema “Rebenta Boi” pelo tenor Daniel Marcelo. Eles tiveram o acompanhamento no piano por Emanuel Oliveira.

PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO DA UNIMONTES

Na programação do evento “Agosto da Unimontes” estão previstas para esta quinta-feira (30/8) as oficinas “confecção de estandartes”, “fabricação de pífanos” e “técnica de pintura abstrata com tinta óleo”. Às 18 horas, no Espaço de Convivência, serão realizadas apresentações musicais do Núcleo de Ópera e do Coral Rotariano de Montes Claros e do Grupo Folclórico de Danças Saruê.

As atividades prosseguem nesta sexta-feira (31/8), com oficinas “Cozinha Gráfica: Pesquisa e Produção de Quadrinhos” e “Vivências Musicais e Cultura Popular”. No horário das 15 às 17 horas, haverá “jogos e brincadeiras dramáticas”. Às 17 horas, será iniciada a “Gincana Solidária” e, em seguida, apresentação do Coral Universitário “Clarice Sarmento”.