Conteúdo do Site Antigo

Valorização cultural e potencialidades marcam abertura do Festival de Inverno

By DTI

July 15, 2015

Tornar permanente a valorização da cultura regional e dar visibilidade às potencialidades regionais por meio das próprias manifestações artísticas. Esta foi a temática destacada na solenidade oficial de abertura do II Festival de Inverno Circuito Lago de Irapé, realizada na noite dessa terça-feira (14/7), na Praça da Igreja Matriz, em Grão Mogol (Norte de Minas). A programação se estenderá até o próximo domingo (19/7), com uma série de atividades em vários pontos da cidade, sob organização da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Prefeitura de Grão Mogol.

Um grande público acompanhou o início do festival, que contou com a apresentação da banda musical do 10º Batalhão da PM. A solenidade contou com a participação de gestores, professores e acadêmicos da Unimontes, além de prefeitos, vereadores e secretários de municípios da região, lideranças religiosas, militares e educadores. Na bênção aos participantes, o frei Wagno Proedel Dalma enfatizou a importância da música e do festival para as comunidades da região “como instrumento de inclusão social”.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destacou o papel social da Universidade como determinante para fazer parte de ações inclusivas como o Festival de Inverno. “O momento é de honra para a instituição que, ao lado de valorosos parceiros, realizou um trabalho sério e bem orientado para viabilizar este festival. A Unimontes está à disposição para se integrar a projetos como este, que realmente promovem a cultura e geram o conhecimento para a população”.

UNIíO

Na mensagem de boas vindas, Jeferson Augusto Figueiredo, prefeito de Grão Mogol, convidou as lideranças das cidades que fazem parte do entorno do Lago de Irapé para que se dediquem mais às ações que impulsionam e potencializam eventos como o festival. Na oportunidade, fez um agradecimento público à Unimontes pela contribuição à cultura. “É preciso mais ações como estas”, pontuou.

Veja também:

A coordenadora geral do Festival, professora Marina Ribeiro Queiroz, citou os desafios para a realização do evento e sugeriu às lideranças que continuem investindo em cultura e cidadania. A pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, destacou o trabalho extensionista da Unimontes com o envolvimento de alunos e professores em ações cada fez mais próximas à comunidade.

O comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel César Ricardo Oliveira Guimarães, fez menção à parceria da corporação com o município e com a Universidade como contribuição direta na execução de grandes e importantes projetos. Também estiveram presentes à solenidade os prefeitos Aroldo de Souza Oliveira (Botumirim), Arley Costa Mendes (Novorizonte) e Eduardo Medeiros Cabral (Cristália), a gestora do Circuito Turístico de Irapé, Diná Costa, o secretário de cultura de Grão Mogol, Rogério Augusto Figueiredo; o presidente da Câmara de Grão Mogol, Alcir de Oliveira; o diretor de Extensão Cultural do Instituto Federal do Norte de Minas, professor Kleber Carvalho; e os comandantes do 50º Batalhão da Polícia Militar (tenente coronel Nivaldo Ferreira Neto), da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito (major Paulo Eliedson Veloso) e da Companhia de Missões Especiais da Pm (major Adriano Ribeiro de Freitas), além do pró-reitor adjunto de Extensão, Paulo Eduardo Gomes de Barros.

Com o apoio do Governo de Minas GeraisCemigSecretaria de Estado de FazendaInstituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e Codemig, um dos destaques da programação do II Festival de Inverno é o Festival Nacional da Canção “Circuito Lago de Irapé. Foram selecionadas para apresentação 24 músicas, de autores de três estados (categorias Temática e Livre). No sábado (18/7), no encerramento do evento musical, a grande atração será o show do Grupo 14 Bis. A programação também conta com atividades ecológicas, culturais e de cidadania.