Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

V Mostra Científica e XI Exposição de Orquídeas nas comemorações dos 50 anos da Unimontes

Mostra Científica da Unimontes integra a exposição anual de Orquídeas (foto: divulgação)

A V Mostra Científica de Orquídeas será uma das atrações na programação que marca as comemorações dos cinquenta anos da Universidade Estadual de Montes Claros no mês de fevereiro. O evento integra a XI Exposição Anual de Orquídeas, que acontecerá nos dias 25 e 26, na Praça de Eventos do Montes Claros Shopping Center. A Unimontes é parceira da Sociedade Orquidófila Norte Mineira (SONM) e da Organização Viva Verde (Ovive) na realização das mostras.

Para a participação específica no evento científico, as inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas juntamente com o encaminhamento do resumo do trabalho científico, somente pelo endereço eletrônico mostra.orquídeas@unimontes.br – até o dia 8 de fevereiro (quarta-feira). Podem participar acadêmicos do curso de Biologia da Unimontes e pessoas da sociedade com trabalhos experimentais de revisão de literatura ou projetos de pesquisa relacionados às orquídeas.

De acordo com a diretora de eventos da Sociedade Orquidófila Norte Mineira (SONM), professora Luíza Rossi, anexo ao resumo, o interessado deverá colocar o título do trabalho, o nome completo do autor, curso e instituição (se houver), introdução, objetivo, material e métodos.

Os trabalhos científicos da mostra serão avaliados por uma comissão comporta por professores (mestres e doutores) do curso de Biologia da Unimontes. O resultado da seleção será anunciado no dia 17 de fevereiro no sítio eletrônico www.unimontes.br.

A apresentação dos trabalhos será feita através de pôsteres, no primeiro dia do evento, às 9 horas, no próprio local da exposição. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (38) 9102-6030 (Luiza Rossi) e 8405-9281 (Fábio Borborema).

500 – A XI Exposição Anual de Orquídeas reunirá mais de 500 exemplares de orquídeas de várias regiões do País que possuem associações, como Belo Horizonte, Congonhas, Corinto, Curvelo, Diamantina, Nova Lima, Petrópolis e Viçosa, dentre outras, além de orquidófilos de Montes Claros.

Para Antônio Carlos Mangerona, presidente da SONM, “o reflexo do trabalho de desmistificação do cultivo de orquídeas já pode ser observado na sociedade norte-mineira”. Ele salienta que “por meio de cursos e palestras realizados durante as exposições levamos conhecimento sobre técnicas de plantio, cultivo e reprodução de várias espécies, além de peculiaridades para que as pessoas obtenham as tão esperadas floradas”, concluiu.