Conteúdo do Site Antigo

V Congresso em Desenvolvimento Social começa nesta quarta -feira com 200 trabalhos científicos inscritos

By DTI

June 28, 2016

“Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento”. Com este tema, começa nesta quarta-feira (29/6) na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o V Congresso em Desenvolvimento Social, que prossegue até sexta-feira (1º/7), com cerca de 350 participantes, entre professores, pesquisadores e alunos de diversos cursos de graduação e de pós-graduação, juntamente com ambientalistas e representantes de entidades e de movimentos sociais. Além de conferências, palestras e mesas redondas, está prevista a apresentação de 200 trabalhos científicos e de pesquisa.

O evento é organizado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS. O objetivo é refletir e discutir sobre o desenvolvimento social no campo ambiental, a partir das políticas e ações do Estado.

A solenidade de abertura será presidida pelo reitor João dos Reis Canela, às 19 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede). Na oportunidade, será proferida a conferência sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento: Conflitos Territoriais”. A abordagem será do professor doutor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP).

Em 2016 é comemorado o Ano Internacional do Entendimento Global, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Cultura e para as Artes (Unesco). “É um momento em que vivemos as mudanças climáticas, alterações ambientais, aumento das tensões sociais e econômicas que exigem respostas que dependem em grande medida das competências interculturais, da compreensão da diversidade humana e da necessidade de fortalecer a ciência na sua matriz transdisciplinar”, avalia a coordenação do evento.

A professora Andrea Maria Narciso Rocha de Paula, coordenadora geral do congresso, destaca que o evento tem grande importância pela discussão sobre a proteção ambiental. “O meio ambiente é uma questão de fundamental importância para o mundo, para o Brasil e, particularmente, para a população da região do Norte de Minas”, afirma a coordenadora. Ela lembra ainda que o encontro marca a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes, que está completando 10 anos e já conta com mestrado e doutorado.

LANÇAMENTO DO CADERNO CONFLITOS NO CAMPO

Logo após a conferência de abertura do Congresso, acontecerá o lançamento do “Caderno de Conflitos no Campo no Brasil em 2015”, produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). A publicação teve como um dos organizadores o professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, que será responsável pela conferência de abertura. Também participa do lançamento o professor Rubens Siqueira, representante da direção nacional da CPT.

HOMENAGEM – Ainda durante a solenidade de abertura será prestada homenagem especial à professora Simone Narciso Lessa, docente do departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, que acaba de se aposentar.

A coordenadora do Congresso, professora Andrea Maria Narciso Rocha de Paula, destaca que a homenagem à professora Simone Narciso Lessa, tem grande relevância por sua atuação no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, da qual foi uma das pioneiras. “A professora Simone Narciso Lessa deu grande contribuição ao crescimento a este programa de pós-graduação. Trata-se de uma homenagem muito merecida”, enfatiza a professora Andréa Narciso.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A apresentação de trabalhos orais será feita quinta-feira e sexta-feira, no horário das 14 às 17 horas, no prédio 1 (do Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA) do campus-sede. Foram inscritos trabalhos de alunos de diversos diversos cursos como Geografia, Serviço Social, Economia e Ciências Sociais.

Os trabalhos orais estão distribuídos por 11 grupos, com a abordagem dos seguintes temas: “Relações, socioespeciais, mobilidade populacional, transformações ambientais”, “Cidade, estado e meio ambiente”; “Política de ação afirmativa, multiculturalismo e construção democrática”; “A economia social e solidária: – para que desenvolvimento”; “Vulnerabilidade: (In) existente social em espaço público”; “Desenvolvimento, gênero, geração e meio ambiente”; “Educação e Relações Étnico-raciais”; “(Des) Igualdades e Ambiente: conflitos ambientais”; “Utopia e distopia no pensamento político moderno”; “Práticas Alimentares, Saúde e Desenvolvimento Social” e “Trabalho, Educação e Desenvolvimento”.

SERVIÇOV Congresso em Desenvolvimento SocialTema central: “Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento”.Período: de 29 de junho a primeiro de julho/2016Onde: campus-sede da UnimontesEntrada gratuitaMais informações: www.congressods.com.br