Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Universidade Cidadã e Universitário Cidadão: Unimontes sedia solenidades de lançamento


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será uma das instituições participantes dos projetos de inclusão social “Universidade Cidadã” e “Universitário Cidadão” que o Governo de Minas lançará nesta quinta-feira (24), através da secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan).

A solenidade de assinatura dos respectivos editais acontecerá às 9 horas, na Sala de Conselhos da reitoria (prédio 5), presidida pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, a convite do secretário da Sedvan, deputado Gil Pereira (que co-presidirá o evento), contando ainda com a participação do representante da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria, além de reitores e representantes de instituições de ensino superior do Norte e Nordeste do Estado.

“A Unimontes estará inserida em duas promoções de grande relevância para a comunidade regional, na mais absoluta sintonia aos seus compromissos com o desenvolvimento regional”, analisa o reitor João Canela.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Inspirado em ações bem sucedidas em Minas como o Sorriso no Campo, o projeto “Universidade Cidadã” tem como objetivo mobilizar as instituições de ensino superior em programas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e de inclusão social nas regiões que ainda têm o IDH abaixo da média do restante do Estado – Norte de Minas, Central e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Já o projeto Universitário Cidadão, que será apresentado oficialmente às 14 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6), tem como foco a estruturação de equipes de trabalho compostas por estudantes do ensino superior para atuar nos projetos desenvolvidos pelo sistema Sedvan/Idene. Participarão do encontro professores e estudantes bolsistas da Unimontes e outras instituições de ensino superior da região.

Os universitários envolvidos terão a oportunidade de realizar intercâmbio técnico e cultural, como atividade extracurricular e prática de ensino. Durante o processo de seleção serão escolhidos 1,3 mil universitários, conforme a área de conhecimento, com remuneração por meio de bolsas de estudo (R$ 600) em seis parcelas mensais.