Notícias

Unimontes titula 392 novos profissionais em 29 cursos ministrados no campus-sede

By Ascom Unimontes

July 11, 2024

“Juntos, construímos a grande força coletiva desta instituição”, destaca   o reitor.

A certeza de um sonho concluído e o início de uma nova jornada, com a expectativa de sucesso, tendo como diferencial o conhecimento adquirido em uma universidade pública. Foi o sentimento dominante entre os novos profissionais participantes da solenidade de outorga de grau dos cursos do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizada na noite de quarta-feira (10/07), no salão de eventos da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, em foto com graduada durante a cerimônia de colação de grau. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes.

Durante cerimônia, presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, foram graduados 189 profissionais de 16 cursos de graduação da instituição, dos centros de Ciências Humanas (CCH) e Ciências Biológicas e da Saúde. Participaram ainda o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; pró-reitores, diretores de centros, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, autoridades, familiares dos graduados e convidados.

 Foi marcada para esta quinta-feira (11/07), no mesmo local, a outorga de grau de outros 11 cursos de graduação da Unimontes, com a previsão da participação de 154 acadêmicos, dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). No dia 2 de julho, a Universidade realizou a colação de grau dos cursos de Medicina (29 participantes) e Odontologia (20 participantes). Com isso, a instituição alcança o total de 392 profissionais de ensino superior graduados em 29 cursos ministrados no campus-sede neste mês. Ao todo, em 62 anos de existência, a universidade já titulou mais de 62 mil pessoas no ensino superior.

Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ao presidir a solenidade de colação na noite de quarta-feira, o espaço OAB Eventos, o professor Wagner de Paulo Santiago, cumprimentou os novos graduados pela Unimontes pela dedicação em busca do conhecimento e pela conquista do título do ensino superior em uma “universidade pública, gratuita e de qualidade”. Destacou também o esforço dos acadêmicos, lembrando que eles viveram momentos de superação durante a pandemia da COVID-19, assim como os professores e servidores técnico-administrativos.

“A Universidade Estadual de Montes Claros, graças ao empenho, dedicação e ao esforço de todo o seu corpo de seus professores, servidores técnico-administrativos e alunos, a cada dia, amplia e aprimora suas atividades.  Juntos, construímos a grande força coletiva desta instituição”, afirmou o reitor.

Ele ressaltou que a Universidade tem como missão principal o atendimento às verdadeiras demandas comunidade. “E nesse aspecto, com alegria e contentamento, registramos que temos conseguido superar os obstáculos e incrementar nossas ações e implementar novos projetos e novos cursos. Sempre digo que os desafios são muitos, mas a vontade de fazer é maior”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Unimontes (@unimontesmg)

O professor Wagner de Paulo Santiago ressaltou que atual gestão superior, “com o esforço de todo seu corpo docente, servidores técnico-administrativos e acadêmicos”, comemora conquistas e avanços. Entre os importantes feitos da universidade, ele destacou:  o retorno do nosso vestibular próprio, a retomada do vestibular seriado, o PAES (Programa de Avaliação Seriada do Acesso ao Ensino Superior), e realização do vestibular para pessoas com 60 anos ou mais, cujo resultado foi divulgado nesta semana.

Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes

“O processo seletivo para os candidatos 60 mais alcançou ampla repercussão em todo país e foi um feito histórico da Unimontes, um marco em prol da inclusão e valorização das pessoas da terceira idade. A realização de sonhos não tem idade”, pontuou.

O reitor mencionou também a criação do novo curso de Psicologia, cujas atividades foram iniciadas no primeiro semestre de 2024; e a implantação dos cursos de Farmácia, Cinema e Audiovisual e o de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura, cujas aulas vão começar no primeiro semestre de 2025. Os novos cursos foram incluídos no próximo vestibular próprio da Unimontes e também terão vagas oferecidas por intermédio do sistema ENEM/Sisu.

“A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, disse Nelson Mandela. Esta fala reforça que a educação é verdadeiramente o alicerce do desenvolvimento. É nesta perspectiva da educação transformadora que prospera a nossa universidade”, assegurou o reitor.

Ele lembrou que, recentemente, Montes Claros se destacou em ranking nacional, se classificando em 11º lugar entre as cidades com mais de 400 mil habitantes no quesito Qualidade da Educação.  A avaliação levou em conta a nota média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

“A Unimontes também se orgulha dessa conquista, por participar diretamente da melhoria da qualidade da educação em nosso município e nossa região. Os profissionais graduados aqui hoje também são protagonistas dessa missão profícua da nossa Universidade”, concluiu o professor Wagner de Paulo Santiago.

As quantidades de graduados por curso

Na quarta-feira (10/07), foram titulados pela Unimontes novos profissionais dos seguintes cursos ministrados nos campus-sede: do CCH: Artes Visuais (14), Música (8), Ciências da Religião (9), Filosofia (3), Geografia (10), História (9), Letras Inglês (12), Letras Português (15), Pedagogia (25) e Teatro (2); do CCBS: Ciências Biológicas/Bacharelado (14), Ciências Biológicas/Licenciatura (12) Enfermagem (18), Educação Física/ licenciatura (18) e Educação Física/Bacharelado (20).

Para quinta-feira (11/07), foi programada a solenidade de colação de grau dos cursos: do CCSA: Administração noturno (18), Ciências Contábeis noturno (22), Ciências Econômica noturno (9), Ciências Sociais (14), Direito matutino (19), Direito noturno (17), Serviço Social (11) e Tecnologia em Gestão Pública (14); do CCET: Engenharia Civil (7), Matemática (10) e Sistemas de Informação (13).