Anúncio foi feito durante encontro com o reitor João dos Reis Canela e pesquisadores da instituição (Fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes terá R$ 100 mil para pesquisa sobre uso de frutos do cerrado no tratamento do câncer

By DTI

June 11, 2013

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai receber recursos federais da ordem de R$ 100 mil para incentivo a projeto de pesquisa sobre a bioprospecção dos frutos do cerrado e uso deles no tratamento do câncer e do diabetes.  A verba foi assegurada pelo deputado federal Saraiva Felipe, por intermédio de emenda parlamentar. Ele fez o anúncio durante encontro com o reitor João dos Reis Canela e pesquisadores da instituição. 

O professor André Luiz Sena Guimarães, que é um dos gestores da pesquisa, destaca a importância da articulação da Universidade na captação do recurso. “A iniciativa é fundamental para o desenvolvimento científico do Norte de Minas. É preciso que outros parlamentares sigam o mesmo exemplo. Toda ajuda é bem vinda”, observa. Também estão envolvidos no projeto os professores Alfredo Maurício, Sérgio Santos e Jaime Tolentino Miranda Neto, Sérgio Avelino Mota Nobre e Geraldo Daclécio.

A bioprospecção é um método que objetiva avaliar e explorar a diversidade de recursos biológicos. Os estudos são direcionados para a busca de alternativas para o tratamento do câncer e do diabetes, com o uso de frutas do cerrado na região Norte de Minas.

Pesquisa – O desenvolvimento da pesquisa acontece dentro do Programa de Ciências da Saúde. O professor André Luiz Sena destaca ainda que a proposta do estudo surgiu a partir de reunião entre vários patologistas e especialistas da área. “A partir do momento que conseguimos nos interagir, foi possível o aprofundamento das pesquisas. Esperamos que outros professores que tenham interesse em contribuir com a investigação possam ser incorporados ao programa.”, observa o pesquisador. Ele disse que também é aguardado o apoio de outros parlamentares, como Gabriel Guimarães e Ademir Camilo.  

A verba assegurada pelo deputado Saraiva Felipe vai viabilizar a aquisição dos equipamentos real time PCR (equipamento para dosar RNA), contador de células e esteira experimental. Os aparelhos vão permitir avanços na pesquisa, possibilitando experimentos sobre o tratamento de câncer e do diabetes.

“Os recursos buscam o aprimoramento de técnicas para testes de novos compostos das plantas, que são isolados e testados e, futuramente, aplicados em humanos. Alguns resultados são promissores, mas ainda estão em fase pré-clinica”, explica o professor André Luiz Sena. Segundo ele, a expectativa é que o experimento também venha resultar em pedido de registro de patente.

“Atualmente, a Unimontes conta com mais de 200 projetos de pesquisa. A aquisição desses equipamentos,  por meio de emenda de bancada,  é fruto do cumprimento social da Universidade no desenvolvimento regional a partir do ensino superior de qualidade”, afirma o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.