Conteúdo do Site Antigo

Unimontes Solidária retorna a Coração de Jesus para avaliação da saúde de alunos do ensino fundamental

By DTI

August 25, 2016

A caravana do projeto “Unimontes Solidária” embarca para o município de Coração de Jesus (Norte de Minas), nesta sexta-feira (26/8), para um trabalho específico na comunidade rural de Oliveira do Norte (Borrachudo). Com o envolvimento de 30 acadêmicos voluntários de cursos do campus-sede, a Universidade Estadual de Montes Claros realizará durante dois dias um diagnóstico específico sobre a saúde de estudantes do ensino médio, com projeção de monitoramento e controle nos casos de alguma alteração.

Os trabalhos se estendem até o sábado (27/8) e são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, por intermédio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), com a participação de alunos dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia.

A ação em Oliveira do Norte, denominada “Saúde na Escola”, é um desdobramento da primeira intervenção que o projeto “Unimontes Solidária” realizou no município, em julho último. Nesta nova visita, a meta é de registrar os níveis de glicemia, hipertensão arterial e o índice de massa corporal (IMC) de aproximadamente 200 alunos da Escola Municipal Álvaro Soares Cordeiro, em Oliveira do Norte, e da Escola Estadual de Ponte dos Ciganos, do distrito de mesmo nome e vizinho à comunidade.

Além do diagnóstico, monitoramento e de ações para o controle em caso de alunos com índices alterados, a proposta é de desenvolver pesquisas e estudos específicos sobre os hábitos dos alunos associados à qualidade da saúde. Outra intervenção programada para a visita está na exibição e no debate do curta-metragem “Diálogo do Crack”, produzido em Montes Claros e que detalha a influência negativa das drogas no núcleo familiar.

Além dos alunos das duas escolas, a caravana do projeto “Unimontes Solidária” realizará o atendimento coletivo da comunidade em geral, com ações de saúde e de lazer, além de cidadania, tema associado ao projeto “A Escola de Política Cidadã”, projeto Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e da Grande Oriente do Brasil, a mais antiga representação maçônica no País.