Foi realizada na tarde desta quinta-feira (23/3), a solenidade de assinatura dos termos de compromisso para a realização da “Edição 15 Anos” do projeto Unimontes Solidária. Neste ano, a Universidade Estadual de Montes Claros atenderá 19 municípios em sua área de abrangência no Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. O evento foi presidido pelo reitor, professor João dos Reis Canela, e pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza, com a participação dos representantes de 17 das 19 cidades contempladas, além de pró-reitores, integrantes da gestão superior da Unimontes e imprensa.
O projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão. Nos anos anteriores, as ações aconteciam em dois a quatro municípios no período das férias letivas, com a participação voluntária de acadêmicos de praticamente todos os cursos de graduação.
Diante da comemoração especial pelos 15 anos, excepcionalmente, nesta edição, a Reitoria sugeriu a ampliação das ações, com o atendimento de 19 cidades, entre março e dezembro. A projeção é para que 500 acadêmicos – inclusive de cursos a distância – participem como monitores das ações de educação, assistência social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer – de acordo com as demandas específicas.
NÚMEROS
Com o termo firmado nesta tarde, as prefeituras se comprometem a garantir a contrapartida para a logística das ações, assuo a responsabilidade pelo transporte, hospedagem e alimentação das equipes de acadêmicos e de professores envolvidos durante as visitas. Ibiaí, entre os dias 30 de março e 2 de abril, e Salinas, nos dias 27 a 30 de abril, serão os primeiros municípios atendidos nesta edição do projeto.
“A extensão é uma sala de aula diferenciada, que incentiva a inter-relação do ensino com a prática. Debutante, o projeto chega aos 15 anos com uma imensa folha de serviços prestados às comunidades mineiras. As experiências vividas pelos acadêmicos são essenciais na formação profissional”, pontuou a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
Em 15 anos de projeto, a Unimontes beneficiou aproximadamente 251 mil pessoas em 60 municípios mineiros, com o envolvimento direto de 2,1 mil acadêmicos. Os números foram apresentados pelo coordenador de Apoio ao Estudante, professor Gilson Fróes.
“Entre os desafios de uma gestão está o de superar as limitações. É preciso ter discernimento e, ao mesmo tempo, capacidade para criar mecanismos de reduzir obstáculos. O projeto Unimontes Solidária propõe justamente isto: compartilhar as boas ações em prol do coletivo, sem distinções; e com parcerias”, analisou o reitor João Canela.
O vice-reitor Antonio Alvimar considerou a realização do projeto como instrumento para a emancipação das pessoas, ao permitir o compartilhamento e a divisão do conhecimento como bem coletivo, além de incentivar o efeito multiplicador no ambiente atendido e humanizando a formação profissional. “O projeto é um dos principais cartões de visita da Unimontes e apresenta uma singularidade, ao permitir que o conhecimento não fique restrito à sala de aula ou ao laboratório. O contato com a comunidade multiplica o saber e aproxima a universidade das pessoas”.
PRESENÇAS
Assinaram os convênios os prefeitos João Carlos Lucas Lopes (Berizal), Donizete Antônio dos Santos (Bonfinópolis de Minas), Gilmar Rodrigues Oliveira (Gameleiras), Larravardierie Batista Cordeiro (Ibiaí), José Amador Mendes da Silva (Ibiracatu), Fabiano Costa Soares (Montezuma), Danilo Wagner Veloso (São João da Ponte), Marcelo Meireles de Mendonça (São Romão), Rutílio Cavalcanti Filho (Urucuia); e o vice-prefeito José Tarcísio Rocha (Coração de Jesus).
Participaram ainda da solenidade os secretários municipais Amanda Cristina Cangussu Silva (Assistência Social/Brasília de Minas), Luiz Henrique Oliveira Santos (Cultura/Botumirim), Carmen Lúcia Oliveira Rocha (Educação/Capitão Enéas), Suely Cardoso da Silva Cordeiro (adjunta de Educação/Montezuma) e Marislene Campos Araújo Rocha (Educação/Salinas), Fábia Bandeira Silva (Cultura/São João do Paraíso), além do gerente de gabinete Alisson Ruas (Mirabela).
“Estou em meio quarto mandato como prefeito. Em 2007, fomos parceiros na realização do projeto, que serviu de incentivo para uma série de ações sociais”, analisou Rutílio Cavalcanti Filho, prefeito de Urucuia. O município de 15,8 mil habitantes e 2,1 mil KM² trabalha para se tornar o primeiro polo calçadista do Norte de Minas.
Para Larravardierie Batista Cordeiro, a experiência extensionista em 2016 deixou uma impressão muito boa junto à comunidade e, por isso, a prefeitura teve o interesse em formalizar a parceria para levá-lo de volta a Ibiaí. “A cidade recebeu uma oficina de dança realizada pela Unimontes, mas a aceitação foi tão grande que o projeto continuou por conta da própria comunidade. Acreditamos que a receita pode se repetir com o maior número de áreas atendidas pelo projeto”, disse.
Os municípios de Engenheiro Navarro e Varzelândia também serão atendidos nesta edição do Unimontes Solidária.