Comitê da IFMSA/Brasil iniciou o processo de criação em outubro do ano passado com o suporte da CAE (foto: Divulgação/Cae)

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes sedia comitê de entidade internacional ligada a OMS e a ONU

By DTI

May 13, 2015

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) passou a sediar o comitê da International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA Brazil). A maior organização estudantil do Mundo, presente em 110 países. A IFMSA (Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina/Brasil) foi fundada em 1991 e realiza intercâmbios clínicos, cirúrgicos e de pesquisas, além de projetos e campanhas em Educação médica, saúde pública, saúde reprodutiva, Aids e Direitos Humanos.

A IFMSA é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU). Todo o trabalho da IFMSA/Brazil é voluntário e realizado única e exclusivamente por estudantes de medicina de 58 escolas médicas no Brasil.

Por meio das experiências os acadêmicos de Medicina têm a oportunidade de aprimorar o conhecimento e conhecer de perto as diferentes realidades e necessidade de saúde no mundo o que contribui fortemente para a formação do profissional.

No âmbito da Unimontes, o comitê da IFMSA/Brasil do curso de Medicina iniciou o processo de criação em outubro do ano passado com o suporte da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. Contou ainda com o apoio da Coordenação do curso de Medicina da Unimontes, por intermédio do coordenador, professor Henderson Barbosa.

Em abril passado, a representação da IFMSA/Unimontes realizou a primeira ação social em Montes Claros. Com o auxilio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) foi promovida uma ação preventiva na Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque, no Bairro Maracanã.

160 alunos do 1º ano do ensino médio receberam orientações sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e comportamento de riscos na adolescência. Foi realizada ainda uma ação preventiva para a prevenção contra as drogas e a violência.

Uma das criadoras do comitê da IFMSA na Unimontes, a acadêmica Jéssica Lorena Oliveira Magalhães, do 7º período do curso de Medicina, informa que o grupo fundador do comitê foi constituído por seis acadêmicos do curso. “Nosso objetivo é buscar a adesão de outros estudantes, para isso, nos próximos dias, vamos realizar um encontro no auditório do prédio 6 do campus-sede para divulgar as principais metas da entidade internacional”, disse a acadêmica.

Jéssica Magalhães ressalta que a proposta é criar na Universidade um comitê pleno da IFMSA. Futuramente, o referido comitê poderá receber estudantes de medicina de outras instituições nacionais e internacionais para atividades de intercâmbio em Montes Claros – por um período de duas a quatro semanas. Da mesma forma, acadêmicos da Unimontes poderão se deslocar para intercâmbio em outros comitês plenos.

E a equipe prepara para agosto uma nova ação social: a Semana do Trauma. “Com o apoio da Liga de Ortopedia e Traumatologia, também ligada ao curso de Medicina, serão desenvolvidas ações sobre os riscos de acidentes no trânsito e como evita-los, disse a acadêmica Jéssica Magalhães”.

Os acadêmicos interessados em participar do comitê devem enviar pedido de adesão para o e-mail: ifmsabrazil.lcunimontes@gmail.com