Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Unimontes retorna as aulas e realiza ações de acolhida para alunos e servidores

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deu início às aulas do primeiro semestre letivo de 2024 nesta segunda-feira (19/02), com várias atividades para a acolhida dos acadêmicos e professores. Na oportunidade, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, acompanhado do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, deu as boas-vindas aos estudantes e servidores em visita ao Restaurante Universitário (RU).

O reitor destacou que o Restaurante Universitário está sendo ampliado e terá a sua capacidade de atendimento dobrada, passando a servir a 400 pessoas de cada vez. As obras de ampliação foram licitadas pela atual gestão da Unimontes e já foram iniciadas.

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago junto da equipe da Pró-Reitoria de Extensão e do RU Unimontes – Foto: Ascom Unimontes

As refeições servidas no RU Unimontes fazem parte do programa de assistência estudantil que, através de subsidio concedido pelo Governo do Estado, viabiliza o fornecimento de uma alimentação de qualidade com preço mais acessível para os alunos, com uma média de 2 mil refeições diárias, incluindo almoço e jantar.

O reitor e o vice-reitor percorreram outras instalações do campus-sede, onde acompanharam diversas ações de melhorias voltados para o atendimento à comunidade acadêmica, como a ampliação e modernização do serviço de internet e as atividades de poda e limpeza.

“Quando cheguei ao campus da Unimontes, nesta data, e vi os alunos entrando para as salas de aula, cheios de expectativa, tive a sensação muito boa de renovação desse papel que a Universidade exerce na vida das pessoas, que é a transformação por meio da educação de qualidade”, ressaltou o professor Wagner Santiago.

A acolhida aos acadêmicos e professores contou com momentos de descontração e apresentação musical do professor do curso de Música da Unimontes Jukita Queiroz e banda. A equipe da Pró-Reitoria de Extensão esteve representada pelo pró-reitor, professor Rogério Othon Teixeira Alves e pró-reitor adjunto da área, professor Marcelo Brito.

O professor do curso de Artes da Unimontes, Leonardo Alves durante uma apresentação cultural do personagem Zé Lima – Foto: Marcelo Brito

Entrevista na Rádio Unimontes

Também na segunda-feira, o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha concedeu entrevista à Rádio Unimontes FM 101,1 visando dar as boas-vindas a comunidade acadêmica. Ele destacou das novidades preparadas nos campi. “Nos dois últimos meses, eu e o reitor Wagner Santiago estivemos junto da gestão superior no planejamento das atividades para acolher bem nossos alunos e professores proporcionando um ensino de qualidade e com inovação”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha.

Um dos assuntos em destaque abordados na entrevista foi a autorização do Governo de Minas à Unimontes para realizar novo concurso público para o preenchimento de 321 vagas de professor da educação superior na instituição. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, ao receber o reitor Wagner de Paulo Santiago, em audiência, quinta-feira (14/02), na cidade administrativa, em Belo Horizonte.

A realização do concurso público para professor da Unimontes foi autorizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), em atendimento à demanda apresentada pela universidade.

O professor Dalton Caldeira Rocha destacou a ampliação da rede de internet da Unimontes permitirá uma conexão mais veloz, com a disponibilização de mais recursos de tecnologia, de acesso à multimídia e outras inovações. Informou que a Universidade, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), investe na implantação de um novo link de internet – cinco vezes mais rápido.

Todos os equipamentos e antenas de wi-fi estão sendo substituídos por novos aparelhos, mais modernos e eficientes, ampliando em até 5 vezes a capacidade de utilização e cobertura de sinal. As melhorias preveem também mais segurança na autenticação e, consequentemente, a liberação de acessos e recursos, conforme as demandas e as necessidades da comunidade acadêmica.

Rádio Universitária modernizada

A Rádio Universitária passa por reforma e modernização, com a compra de equipamentos com investimentos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor). A emissora vai produzir uma programação mais dinâmica, voltada para a comunidade acadêmica e para o público externo.