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Unimontes retomará atividades do 1º semestre letivo dia 17 de agosto

By Ascom Unimontes

August 05, 2020

zNo dia 17 de agosto serão retomadas as atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2020 na Unimontes, que deverá ser encerrado em 7 de dezembro. Será mantido, por tempo indeterminado, o Tratamento Excepcional (regime domiciliar), iniciado em 17 de março, devido ao isolamento social e à suspensão das atividades presenciais, medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19).

A retomada das atividades obedece às determinações da Resolução nº 50, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), aprovada em 29 de julho, e assinada pelo reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza. A resolução delibera sobre o “Calendário Escolar Excepcional dos cursos de Graduação, Tecnólogos e de Pós-Graduação para o Ano de 2020”, devido às medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavírus.

As informações sobre a resolução do CEPEX, desempenho das atividades acadêmicas e cronograma, bem como as orientações aos professores quanto às avaliações dos alunos durante o período de tratamento excepcional, constam em comunicado assinado conjuntamente pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e pelas diretorias dos cinco centros de ensino da Universidade, disponíveis no site da instituição.

Conforme o comunicado, durante o recesso dos acadêmicos, de 27 de julho a 15 de agosto, “os colegiados de curso estão realizando o planejamento e a organização necessária para a continuidade das atividades acadêmicas, tendo em vista que as próximas etapas contemplarão a inclusão de atividades práticas, estágios e avaliações em regime domiciliar”.

A Pró-Reitoria de Ensino e as diretorias de centros destacam que as atividades levam em consideração as recentes normativas do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG), “que permitem a substituição das atividades presenciais de práticas e de estágios, por recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convenientes, nos termos da  Portaria MEC N°544, além dos processos avaliativos”.

O comunicado lembra ainda que o Fórum de Coordenadores dos cursos de Graduação foi realizado semanalmente nos meses de junho e julho, junto à Pró-Reitoria de Ensino e às diretorias de Centro, “tendo em pauta, a partir das especificidades de cada curso, exatamente os processos, estratégias e dinâmicas de execução dos estágios, práticas e avaliações”.

Processos de Avaliação durante o Tratamento Excepcional

Ainda conforme o comunicado, atividades como seminários, provas (com ou sem consulta), trabalhos escritos, relatórios, artigos, fichamentos, entres outras formas possíveis de atividades avaliativas, deverão ser aplicadas em quatro fases, sendo facultada ao professor a definição de valoração de cada fase. Ao final, serão totalizados 100 pontos distribuídos (incluindo ou não a valoração de atividades que já haviam sido realizadas anteriormente ao recesso).

O formato e os instrumentos para aplicação das avaliações deverão garantir a ampla participação discente, levando em conta ainda a dificuldade de acesso à internet de muitos acadêmicos e, assim, permitindo, sempre que necessário, a utilização dos e-mails e o aplicativo WhatsApp. 

Conforme resolução CEPEx, “os processos de avaliação devem garantir que a pontuação esteja distribuída dentre todos os meses até a finalização do semestre. O mês de dezembro deve garantir a possibilidade de ofertar avaliações substitutivas e/ou compensatórias”.

Assim, compreende-se que cada mês corresponde a uma fase. A   PRE, junto ao Fórum de Coordenadores de Graduação, estabeleceu a seguinte correspondência: 1ª fase/ agosto -até 25 pontos; 2ª fase/setembro – 3ª fase/outubro – facultado; 4ª fase – 20 a 30 pontos.

“Neste momento, muitos colegiados estão estudando diferentes estratégias e dinâmicas para execução de práticas, estágios e avaliações e revendo rotinas para as próximas fases, a partir da organização de eventos, avaliações integradas e/ou interdisciplinares. Alguns, ainda, estudam medidas para garantir tutorias/monitorias ou mesmo futuros encontros pedagógicos, com vistas a sanar as lacunas já identificadas, no transcurso do período letivo ministrado de forma excepcional”, diz o comunicado.

O texto destaca que: “´projeta-se um importante período pela frente, tanto para inserção planejada das atividades práticas e de estágio, agora permitidas por dispositivos legais para execução remota, quanto para que professores possam organizar a finalização de suas disciplinas, considerando a retomada de conteúdos e elaboração de processos de avaliação e que os acadêmicos que ainda estejam com dificuldades de acompanhamento possam ter mais uma oportunidade de inserção, a partir de planos de estudos específicos”.

“Todas essas medidas convergem para que o semestre letivo seja finalizado de modo a minimizar os impactos causados pelo necessário distanciamento social, caminhando assim em um ritmo adequado, em respeito às exigências que este contexto nos impõe”, destacam a Pró-Reitoria de Ensino e as diretorias dos Centro de Ensino da Unimontes.