Notícias

Unimontes recebe visita do presidente da Fapemig

By Ascom Unimontes

March 20, 2024

Carlos Arruda conhecerá a estrutura e projetos da instituição e laboratório de Ciência em Saúde do Hospital Universitário

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá nesta quinta-feira (21/03), a visita do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Carlos Alberto Arruda de Oliveira. Ele conhecerá a estrutura de pesquisa, pós-graduação e inovação da instituição e laboratórios do campus-sede. Também visitará o Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), que tem como destaque um Centro de Pesquisa em Saúde, além de oferecer atendimento 100% gratuito à comunidade.

O presidente da FAPEMIG, professor Carlos Alberto Arruda de Oliveira – Foto: FAPEMIG

Às 8h30min, o presidente da Fapemig será recebido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; e pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha e por demais integrantes da gestão superior em encontro, na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). A reunião contará também com a participação dos coordenadores dos programas de pós-graduação, pesquisadores e professores.

Na oportunidade, será apresentada a estrutura de pesquisa e de pós-graduação da Unimontes, com abordagens pelos pró-reitores de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso) e de Pós-Graduação (professor Marlon Cristian Toledo Pereira). O encontro também servirá para a interação com os coordenadores dos programas de pesquisa e pós-graduação e com os pesquisadores e professores.,

Às 11 horas, o professor Carlos Arruda visitará os laboratórios de Ciências Biológicas, no campus-sede da Unimontes

Está prevista para às 13h30min a visita do presidente da Fapemig ao Centro de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria. Em seguida, às 14h30min, ele participará de reunião no auditório “Sabedoria e Humildade”, do HU-Unimontes.

Na oportunidade, haverá apresentação dos avanços dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde e Cuidados Primários em Saúde, com a participação de pesquisadores e professores.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressalta que a visita do presidente da Fapemig, professor Carlos Alberto Arruda, é de fundamental importância para a universidade. Ele lembra que a Unimontes vem alcançando notáveis avanços na área da pesquisa e inovação, tendo a Fapemig como um dos principais órgãos de fomento à investigação científica e tecnológica na instituição.

Atualmente, a Universidade Estadual de Montes Claros conta 262 projetos de pesquisa em andamento e 57 grupos de pesquisa instituídos. Em 2023, a Unimontes atingiu o total de R$ 31,52 milhões de investimentos na área em projetos de pesquisa e bolsas de iniciação científica. A maior parte dos recursos (R$ 26,54 milhões) foram oriundos do Edital dos Centros de Tecnologia em Infraestrutura para Pesquisa na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e na Unimontes, lançado pelo Governo de Minas, por intermédio da Fapemig.

Currículo do presidente da Fapemig

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Alberto Arruda é doutor em Administração, pela University of Bradford (Reino Unido), mestre em Administração, pela UFMG. Ele é professor associado da Fundação Dom Cabral e consultor associado da Cambridge Family Enterprise.

Na Fundação Dom Cabral, de 2001 a 2021, foi professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente Executivo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, diretor executivo Adjunto de Parcerias Empresariais, diretor Executivo do Conselho Internacional, diretor de Relações Internacionais, diretor de Desenvolvimento e Finanças.

Antes de atuar na Fundaçao Dom Cabral, ele  trabalhou no International Trade Center, agência das Nações Unidas focada no desenvolvimento de empresas e governos de países menos desenvolvidos na América Latina, África e Ásia.

Na produção científica, é autor e coautor de diversas publicações no Brasil e no exterior, incluindo os livros “Internacionalização de Empresas Brasileiras”, “Inovação Ambiental” e dos e-books “Inovação o motor do ESG” e “100 Questões mais Instigantes da Economia Digital”, publicados em 2022.