Dom João Justino de Medeiros Silva, que, em fevereiro deste ano, foi nomeado pelo papa Francisco como arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros, fez uma visita oficial à Universidade Estadual de Montes Claros nesta segunda-feira (04/07). Ele conheceu a estrutura do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e esteve no campus-sede, onde foi recebido em encontro com o reitor João dos Reis Canela, com o vice-reitor padre Antonio Alvimar Souza e demais integrantes da gestão superior.
“É praticamente impossível realizar uma missão, sem os devidos interlocutores e parceiros. Nesta perspectiva, que, ao assumir o recente cargo na Arquidiocese de Montes Claros destaco a importância de aproximar das instituições. Ao visitar o Hospital Universitário e a Unimontes, percebo que o trabalho realizado aqui é bem além de formar profissionais nas diferentes áreas. Observamos qualidade nas ações e na prestação de serviços o que ajuda na formação também humana e mais integral dos nossos jovens”, ressaltou Dom João Justino.
O arcebispo coadjutor esteve nas dependências do Hospital Universitário ao lado do vice-reitor, professor Antônio Alvimar Souza. Na unidade, ele conheceu de perto o funcionamento do único hospital com atendimento bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Norte de Minas. Após a visita ao hospital, ele se deslocou para o campus-sede da Unimontes, onde se reuniu com o reitor João dos Reis Canela e o grupo gestor da Universidade, na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria).
O encontro teve a apresentação musical de um trio de cantores líricos: professoras Christiane Faria Franco e Maria Amélia Callado e o acadêmico Emanuel de Souza Oliveira. Na oportunidade, após as boas-vindas pelo reitor e pelo vice-reitor, foi apresentado o vídeo institucional da Unimontes.
“Considero de altíssima importância o fortalecimento da parceria entre a nossa universidade e instituições e a Arquidiocese de Montes Claros. Temos uma aproximação concreta e construtiva, o que facilita nossa missão em prol do coletivo e da melhoria da qualidade de vida da população atendida”, destacou o professor João Canela.
Já o vice-reitor Antônio Alvimar Souza ressaltou as oportunidades geradas pela Unimontes e o papel formador da instituição superior. “Aqui, lidamos diretamente com a vida de pessoas, sobretudo, na transformação social. Nessa linha não podemos abandonar jamais o papel estratégico da Unimontes. As instituições precisam ser fortalecidas e analisar sempre a necessidade de construir dois projetos imprescindíveis: O antropológico e ético”.
Dom João Justino de Medeiros Silva se dispôs a colaborar com a Universidade Estadual de Montes Claros em suas diferentes missões enquanto instituição pública de ensino superior. “Coloco-me inteiramente à disposição para contribuir com a Unimontes – esta casa do saber e da ciência- especialmente porque fui designado pelo Ministério Episcopal como presidente da Comissão para Cultura e a Educação”, pontuou.
PERFIL
Filho do casal Justino Emílio de Medeiros Silva e Maria de Lourdes Medeiros Silva, Dom João Justino nasceu no dia 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992.
Ele é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984 onde cursou Filosofia e Teologia. Gradou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).
Seu papel como coadjutor é auxiliar Dom José Alberto Moura – atual arcebispo metropolitano de Montes Claros – a atender as paróquias e toda comunidade vinculada a Arquidiocese de Montes Claros, que abrange 40 municípios da região Norte de Minas.