Conteúdo do Site Antigo

Unimontes recebe visita de comitiva da Federação Nacional dos Médicos

By DTI

February 13, 2015

Uma comitiva da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), liderada pelo presidente Geraldo Ferreira, visitou a Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros na tarde desta quinta-feira (12/2). A visita faz parte de um planejamento da Fenam em conhecer de perto as instituições que atuam na formação médica e que possam colaborar diretamente na elaboração de políticas públicas. Os dirigentes foram recebidos pelo reitor João dos Reis Canela e pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza, além de pró-reitores Hercílio Martelli Júnior (Pós-Graduação) e Rômulo Soares Barbosa (Pesquisa).

“São cada vez mais constantes as propostas para a mudança da legislação específica à atuação do profissional médico. A Fenam tem o direito de opinar sobre o assunto e, por isso, todo processo precisa ser acompanhado de perto pela Federação pelas instituições comprometidas com a qualidade da formação médica, como é o caso da Unimontes”, destacou Geraldo Ferreira, também presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte.

Vice-presidente da Fenam e presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Baptista observou que, além da academia, a formação deve ser analisada também sob os pontos de vista das condições de trabalho, remuneração e mercado de trabalho.

“É preciso criar oportunidades para que a preparação do futuro profissional seja de qualidade, daí a importância do estreitamento de laços entre a Federação, Sindicatos e as Universidades”. Sobre a Unimontes, ele ressaltou a referência da instituição com o Hospital Universitário Clemente de Faria, que oportuniza o acesso ao ambiente da residência médica ainda na graduação.

FORTALECIMENTO

O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e 1º Secretário da Fenam, Antônio Geraldo da Silva, egresso da Unimontes, também participou da reunião, juntamente com as presidentes dos sindicatos dos Médicos de Minas Gerais (Amélia Pessoa) e Piauí (Lúcia Santos), o presidente do Sindicato dos Médicos de Montes Claros e do Norte de Minas (Carlos Eduardo Pereira Queiroz) e com o secretário de Saúde Suplementar da Fenam, Márcio Bichara (MG).

“O intercâmbio entre as instituições é de suma importância para o fortalecimento da qualidade da educação médica e da continuidade da formação profissional em mestrados e doutorados. A Unimontes vive um momento especial neste sentido, com a oferta de mestrados e doutorado na área da saúde, com a contribuição efetiva na produção de pesquisas”, enalteceu o reitor João Canela.

Ao final do encontro, o vice-presidente da Fenam propôs a realização de encontros regulares da entidade e os sindicatos com os acadêmicos dos dois últimos períodos do curso de Medicina da Unimontes para a discussão dos temas apresentados ao longo da reunião.