Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Unimontes realizará 1ª Conferência sobre Aposentadoria para professores e servidores

Esclarecer dúvidas, orientar direcionamentos e explicar pontos imprescindíveis da legislação que estabelece as regras para professores e servidores da Unimontes e do Estado de Minas Gerais se aposentarem. Estas são as propostas da conferência com o tema “Aposentadoria”, que a Universidade Estadual de Montes Claros realizará no dia 17 de março, às 8 horas. Os trabalhos serão coordenados pela Diretora Central de Contagem de Tempo e Aposentadoria, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Marilúcia Martins Calçado.

O evento é uma iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, com o suporte da Reitoria. As atividades estão programadas para o auditório do prédio 6, no campus-sede, com inscrição prévia – gratuita – a partir da próxima semana, por meio de formulário eletrônico.

“Este será um trabalho continuado, de ações multiplicadoras com a promoção de mais eventos no decorrer do ano, o que permitirá ao professor e ao servidor da Unimontes terem conhecimento pleno do processo de aposentadoria junto ao Estado”, esclarece o diretor da DDRH, Allysson Danilo Dantas Silva.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, ressaltou a importância desta aproximação entre os organismos do Estado e a comunidade acadêmica, com uma abordagem esclarecedora sobre o tema. A ação continuada, segundo o reitor, será conduzida por um grupo de trabalho, dentro do plano interno de orientação à aposentadoria da Unimontes, inclusive com a proposta de lançamento de uma cartilha.

Uma das dúvidas mais freqüentes está relacionada à condução dos prazos para pedido e análise de aposentadoria, agendamentos e o ingresso dos professores aprovados no concurso público, a partir de 2014 – que se enquadram numa nova legislação específica de aposentadoria. Haverá também abordagem e orientação sobre a previdência complementar.