Professor Paulo Sérrgio Beirão

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes realiza outorga de grau unificada nesta segunda-feira

By DTI

March 28, 2018

Na próxima segunda-feira (2/4), será realizada no salão de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil – 11ª Subseção Montes Claros –, a solenidade de unificada de outorga de grau para dez cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferecidos no campus-sede (relativa ao segundo semestre letivo de 2017). Como patrono-geral dos graduandos será homenageado o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor e pesquisador Paulo Sérgio Lacerda Beirão, ex-diretor do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A cerimônia está marcada para as 20 horas e será presidida pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

A Universidade elaborou também o calendário das solenidades de outorga de grau para os demais campi, que serão realizadas durante abril: dia 4, em Pirapora (cursos de Geografia e Pedagogia); dia 5, em São Francisco (Matemática e História); dia 6, em Janaúba (Agronomia e Zootecnia); dia 13, em Almenara (Letras Português e Pedagogia).

Ainda no próximo mês, as cerimônias de outorga de grau serão realizadas nos campi de Brasília de Minas (Administração e Pedagogia), no dia 16; Espinosa (Pedagogia), dia 18; Unaí (Ciências Biológicas e Letras Inglês), dia 23; e Paracatu (Pedagogia e Tecnologia em Agronegócio), no dia 24.

CURRÍCULO DO PATRONO-GERAL

Escolhido como patrono-geral dos graduandos da Unimontes, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, o professor e pesquisador Paulo Sérgio Lacerda Beirão é pós-doutor pela Universidade de Leicester (Inglaterra), onde é pesquisador honorário.

Foi pesquisador associado da Universidade norte-americana da Pensilvânia e da Faculdade de Medicina e Saúde da Universidade de Thomas Jefferson (EUA).

Ele graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e concluiu doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 1998 e 2002, foi pró-reitor de Pesquisa da UFMG, na qual, atualmente é professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia.

Paulo Sérgio Beirão foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (1994-1996) e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (2006-2008). Também foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia. Além disso, participou do Conselho Deliberativo da Federação de Sociedades de Biologia Experimental e foi conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  (SBPC) em dois mandatos. Além disso, foi presidente do Conselho Curador da Fapemig (2010/2011). 

O professor e pesquisador também exerceu os cargos de diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de fevereiro de 2011 a agosto de 2013, e de diretor de Cooperação Institucional do CNPq (julho de 2014 a abril de 2015).