Conteúdo do Site Antigo

Unimontes realiza 2ª fase da OBMEP para 10 mil alunos neste sábado

By DTI

September 14, 2012

Aproximadamente 10 mil alunos de escolas públicas de 86 municípios do Norte e Noroeste de Minas, além dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Paranaíba foram classificados para a 2ª fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é responsável pela coordenação da OBMEP nestas regiões mineiras (Polo 7), por intermédio do departamento de Ciências Exatas.

As provas desta etapa serão aplicadas neste sábado (15), a partir das 14 horas. No caso específico do município de Montes Claros, foram classificados 1.970 alunos de 99 escolas públicas para a 2ª fase da Olimpíada, sendo que os exames estão agendados para salas dos prédios 1, 2 e 3 do campus-sede da Unimontes.

Sobre a 1ª fase, segundo o professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, coordenador regional da OBMEP, a Unimontes foi responsável pela aplicação das provas para cerca de 200 mil alunos de 523 escolas públicas em 86 municípios dessas regiões. O Governo de Minas apóia a iniciativa.

O QUE É

A OBMEP é uma atividade permanente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio das universidades públicas e governos estaduais. O objetivo é despertar o maior interesse pela matemática entre os alunos das escolas públicas e melhorar a qualidade do ensino da matemática, além de valorizar o trabalho dos professores da área. Participaram da primeira fase cerca de 19,5 milhões de jovens em todo o País.

PREMIAÇÃO – Nesta 8ª OBMEP são oferecidas 4,5 mil medalhas aos alunos vencedores, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 3,1 mil de bronze, além de certificados de Menção Honrosa. Também são disponibilizadas 4,5 mil bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Governo de Minas também premia professores e alunos do Estado que apresentem melhores resultados na Olimpíada. Os estudantes do ensino fundamental que conquistam a medalha de ouro recebem um notebook e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1,5 mil. Além disso, outro estímulo é oferecido pela Secretaria de Estado de Educação aos melhores colocados com um prêmio no valor de R$ 5 mil.

A participação das escolas públicas da região coordenada pela Unimontes sempre apresentou resultados positivos e contribuiu para que o Estado de Minas Gerais alcançasse posição de destaque na referida competição. Satisfeito com os resultados apresentados pelo polo 7/Unimontes em todas as etapas da Olimpíada, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, tem se empenhado na ampliação das bolsas concedidas pelo Estado de Minas Gerais aos alunos medalhistas. Em 2012, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) concedeu duas bolsas de iniciação científica a alunos da área da Unimontes premiados com medalhas na sétima edição.