A Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, promoveu nesta terça-feira (27/06), um encontro com os coordenadores dos programas de residência profissional e multiprofissional da área de saúde da instituição. Realizado no prédio da reitoria da Unimontes, o evento teve como objetivo discutir a possibilidade da criação de novos cursos de residências na instituição, visando a melhoria da formação profissional.
Os coordenadores dos programas de residência profissional e multiprofissional estiveram reunidos com o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira e com o coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu, professor Cristiano Dias. “O encontro foi altamente produtivo com os coordenadores dos cursos tendo a oportunidade de discutir e apresentar sugestões voltadas para a melhoria da qualificação dos profissionais”, afirma o professor Cristiano Dias.
Ele ressalta que residências oferecem uma oportunidade para que os profissionais de saúde de ampliar o conhecimento teórico e aprimorarem suas habilidades clínicas, por meio de treinamento prático supervisionado. Os residentes são capacitados por especialistas e experientes profissionais da saúde, como enfermeiros, médicos, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais e farmacêuticos.
Atualmente, informa o professor Cristiano Dias, a Unimontes oferece seis cursos de residência profissional e multiprofissional na área de saúde, com mais de 100 matriculados. As atividades práticas das residências são concentradas no Hospital Universitário Clemente de Faria – HU Unimontes.
Participantes do encontro
O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação com os coordenadores dos programas de residência profissional e multiprofissional: Andra Dionísio, Aline Figueiredo e Carlos Quintão (Saúde da Família), Ricardo Gusmão (Saúde Mental) e Sibylle Vogt (Enfermagem Obstétrica). A reunião contou ainda com a presença do diretor acadêmico do HU-Unimontes, Henrique Andrade.