“A Unimontes está resgatando, através do curso de Letras, os antigos concursos literários e permitindo a abertura de espaços para os novos talentos nas áreas de conto, crônica e poesia”, palavras da professora Andréa Cristina Martins Pereira, durante a solenidade de premiação do Concurso de Contos, Crônicas e Poesias. Essa ação foi realizada pela Universidade Estadual de Montes Claros e desenvolvida pelo Curso de Letras.
O concurso faz parte da programação oficial dos cinquenta anos da Unimontes. A solenidade de premiação foi nessa quarta-feira (15) no pátio interno do Casarão da Fafil que sedia a 2ª edição do projeto A gosto da Unimontes. A cerimônia foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida.
“Esse concurso, além de homenagear os 50 anos da Unimontes, valoriza o talento literário produzido no âmbito da universidade”, destacou o reitor. Ele se referiu mais uma vez aos educadores que vislumbraram que o futuro do Norte de Minas naturalmente passaria pelo ensino superior e enfatizou que a Unimontes é hoje uma das melhores universidades do país.
A entrega dos prêmios foi feita pelo reitor João dos Reis Canela e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, acompanhados pela professora Andréa Cristina Martins Pereira. O evento contou ainda com uma apresentação da Camerata de Violões da Unimontes, com participação especial da solista Cristiane Franco.
Premiação
Categoria conto:
Menção Honrosa – Elizabeth Marly Martins Pereira (mestranda em Letras)
1º lugar – Pablo Vinícius Dias Siqueira (mestrando em letras)
2º lugar – Fabrício Samuel Cardoso Ruas (graduando em Letras)
3º lugar – Professor Antônio Carlos Ferreira
Categoria Crônica:
Menção Honrosa – professor Roberto Mendes Ramos Pereira
1º lugar: Pablo Vinícius Dias Siqueira (mestrando em Letras)
2º lugar: Fabrício Samuel Cardoso Ruas (graduando em letras)
3º lugar- Emanoelle Patente Santos (graduanda em letras)
Categoria Poesia:
Menção Honrosa – Pablo Vinícius Dias (mestrando em letras) e Auíri Nogueira Santos (aluno do mestrado em letras);
1º lugar: Professora Thaise Maria Dias
2º lugar: Patrícia Gisélia Batista (mestranda em História)
3º lugar: Emanoelle Patente Santos (graduanda em Letras)
Melhores Intérpretes:
1º lugar: Pablo Vinícius
2º lugar: Auíri Nogueira
3º lugar: Patrícia Gisélia