Notícias

Unimontes participa de homenagem aos 50 anos da Codevasf

By Ascom Unimontes

January 29, 2024

Anunciados R$ 350 milhões de investimentos na região

A Câmara de Municipal de Montes Claros realizou, sexta-feira (26/01), a sessão especial em homenagem aos 50 anos de implantação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf. O vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Dalton Caldeira Rocha participou da solenidade, representando o reitor da instituição, professor Wagner de Paulo Santiago.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade junto do vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha – Foto: Ascom Unimontes

A cerimônia contou com as presenças do diretor- presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira; do superintendente da companhia em Minas Gerais, Marco Antônio Graça Câmara; e de e diversas autoridades e lideranças regionais. A sessão solene foi presidida pelo vereador Wilton Dias, segundo-secretário da Câmara. A homenagem foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues, o Claudim.“Quero parabenizar Codevasf por essa homenagem mais que merecida, a essa instituição que é uma parceira de muitos anos da Unimontes e que promove o desenvolvimento do Norte de Minas e várias regiões do Brasil”, destacou o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha.

Na oportunidade, diretor-presidente da Codevasf agradeceu aos integrantes da Câmara Municipal de Montes Claros pela homenagem e anunciou anunciou que a Companhia terá um aporte de R$ 350 milhões para investimentos na região do Vale do Rio São Francisco em Minas Gerais, visando garantir a segurança hídrica.“A Codevasf surgiu há 49 anos, com a proposta de preservação do Rio São Francisco e foi crescendo com infraestrutura hídrica e saneamento básico. Nosso objetivo é dobrar a meta, começando pela concessão do Projeto Jequitaí. Temos outras obras importantes e no dia 22 de março, queremos a presença de todos para dar a ordem de serviço de revitalização em São Roque de Minas (nascente do rio São Francisco)”, assegurou Marcelo Moreira

Ele destacou que a Codevasf vem ampliando sua área de abrangência, com apoio dos deputados e recursos do Governo Federal para investimentos nas regiões carentes do país. “Temos 16 superintendências que atendem a 2.288 municípios. Queremos continuar contribuindo com mais obras para atender a população. Esta homenagem é muito importante para empresa, mas, tem que ser dividida com todos os funcionários”, completou o dirigente do órgão federal.

O vereador Claudio Rodrigues enalteceu as ações da Codevasf. “Com o atendimento aos nossos pleitos pela Codevasf, o nosso trabalho consegue chegar na ponta, beneficiando as pessoas que mais precisam. Tenho a honra de ter sido o vereador proponente desta homenagem e agradeço o apoio dos colegas vereadores que referendaram por unanimidade”, afirmou o vereador.

PRESENÇAS

A sessão solene em homenagem ao cinquentário da Codevasf contou com as presenças do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, representando o prefeito Humberto Souto; do deputado federal Paulo Guedes, e dos deputados estaduais Gil Pereira, Leninha Souza e Ricardo Campos; e do prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, entre outras autoridades civis e militares, lideranças políticas e empresariais, servidores públicos e convidados.

Sobre a Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, de capital social pertencente integralmente a União e vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. À época de sua criação, em 1974, a Codevasf atendia ao Vale do rio São Francisco, em cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. No decorrer dos anos, resultados positivos e realizações da empresa atraíram a atenção de outros estados, o que levou a ampliações de sua área de atuação.

No Estado de Minas Gerais, a Codevasf, inicialmente, atuava apenas na bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Com a Lei nº14.053, de 08 de setembro de 2020, passou a ter autorização para atuar nos demais municípios mineiros nas bacias hidrográficas dos rios Pardo, Jequitinhonha, Mucuri e Araguari. O órgão pode atuar num total de 356 municípios em Minas Gerais, onde se faz presente por meio da 1ª Superintendência Regional, com representação no município de Montes Claros e da 16ª Superintendência Regional com sede em Belo Horizonte.