Encontro debate a efetividade dos direitos humanos, bem como os desafios e rumos da extensão universitária no país

A Universidade Estadual de Montes Claros é parceira do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) em 2020. O evento acontece a cada dois anos e terá a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como sede, nos dias 15 a 17 de julho, com o tema Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos.

O congresso chega em sua 9ª edição e mobilizará extensionistas de todo o país, gestores públicos, representantes de instituições de ensino e de movimentos sociais para discutir a garantia de direitos fundamentais e a promoção da diversidade sob a perspectiva de uma construção conjunta com diversos grupos sociais. As inscrições devem abrir em breve para as diversas modalidades de participação.

A UFMG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e a Unifal-MG coordenam os trabalhos de organização do CBEU que, pela primeira vez, será promovido com o suporte de uma rede de instituições de ensino superior. Além da Unimontes, participam universidades federais de São João del Rei (UFSJ), de Juiz de Fora (UFJF), de Lavras (Ufla), de Ouro Preto (Ufop), de Uberlândia (UFU), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), institutos federais de Minas Gerais (IFMG), do Triângulo Mineiro (IFTM) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).

PROGRAMAÇÃO

A programação contará com apresentação de trabalhos, rodas de conversa, oficinas, lançamentos de produtos da extensão, mostra audiovisual, atrações artísticas e culturais. Durante o evento, também será realizado na UFMG o Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão (Forproex).

A última edição do congresso foi realizada em Natal. Cerca de 8 mil pessoas participaram das atividades na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a edição de 2020, foram contabilizados 2.500 trabalhos aprovados, 166 oficinas realizadas e mais de 5.500 participantes.

O evento será um espaço para debates sobre os avanços trazidos pela Resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação e a consolidação da cultura extensionista no âmbito das instituições públicas brasileiras.

A criação da rede que dá suporte ao evento foi proposta pelas próprias instituições, como forma de contornar a falta de recursos e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância de ações articuladas para fortalecer o papel da extensão universitária na sociedade.

Foto: Foca Lisboa/UFMG

Com informações UFMG

TAGS:PRPG

Professores e servidores da Unimontes têm reconhecimento com a entrega da Medalha da inconfidência