Conteúdo do Site Antigo

Unimontes participa de audiência do Ministério Público sobre pessoas em situação de rua

By DTI

November 16, 2015

“Os Direitos Fundamentais das Pessoas em Situação de Rua”. Este é o tema da audiência pública que o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) realiza nesta terça-feira (17/11), às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal. Juntamente com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Universidade Estadual de Montes Claros é uma das parceiras na realização do evento.

A promoção do MPMG é coordenada pela 11ª Promotoria de Justiça e da 2ª Vara Cível de Montes Claros, sob orientação do promotor Paulo Márcio da Silva e do juiz de direito Richardson Xavier Brant, respectivamente.

O foco da audiência está na discussão sobre a vulnerabilidade das pessoas que vivem nas ruas na maior cidade do Norte de Minas. Dentre as áreas relacionadas estão saúde, renda, moradia, trabalho e assistência social.

Convidado pela Coordenadoria Regional de Inclusão e Mobilização Sociais do Norte de Minas (Cimos), do MPMG, o vice-reitor da Unimontes, professor doutor Antonio Alvimar Souza, fará suas considerações sobre o tema “Dignidade da Pessoa”. Pessoas em situação de rua foram convidadas para apresentar relatos de experiência durante a audiência.

A Unimontes também será representada por professores, pesquisadores e alunos do programa de mestrado em Desenvolvimento Social e dos cursos de graduação em Enfermagem, Serviço Social, Ciências Sociais, Filosofia, História e Odontologia.

Estima-se que aproximadamente 650 pessoas têm as ruas e praças como “casa” em Montes Claros. Os perfis são diversos, desde usuários de drogas, pessoas com transtornos mentais, indigentes e retirantes de outras cidades da região e até de outros estados. Há casos de pessoas que têm famílias e residência fixa na própria cidade, mas que passam a maior parte do tempo como moradores de ruas.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, da Prefeitura de Montes Claros, também é parceiro na realização do evento, assim como outras entidades e serviços especializados em abordagem social. A audiência ajudará no processo de criação do comitê municipal de defesa dos direitos sociais, de saúde e de direitos humanos de pessoas em vulnerabilidade social.

SERVIÇO

Audiência Pública – Projeto Rua do Respeito“Todos temos Direito e ter Direito”Data: 17/11 – terça-feiraHorário: 14 horasLocal: Plenário Câmara MunicipalRua Urbino Viana, 600, Vila GuilherminaInformações: (38) 8834-5066 e (31) 3270–3206