Conteúdo do Site Antigo

Unimontes oferecerá curso de Engenharia Civil a partir do 1º semestre de 2012

By DTI

October 05, 2011

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferecerá o curso superior de Engenharia Civil a partir do primeiro semestre do próximo ano, no campus-sede. O curso será incluído no 1º Processo Seletivo 2012, a ser realizado no dia 11 de dezembro. O anúncio foi feito pelo reitor João dos Reis Canela, que destacou a atuação do grupo de trabalho responsável pela implantação da nova graduação, cuidando da estrutura de prédios, laboratórios, composição do corpo docente e outras providências.

O projeto político-pedagógico do curso de Engenharia Civil foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes, em agosto último, e referendado pelo Conselho Universitário (Consu). A nova graduação está vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e terá duração de cinco anos, com o preenchimento de 60 vagas anuais – 30 em cada semestre.

O reitor João Canela ressalta a importância do curso de Engenharia Civil para o mercado profissional das regiões de abrangência da Unimontes, sobretudo diante da projeção de crescimento econômico com novos investimentos na área de construção e de exploração mineral. “Foram adotadas  todas as ações internas para agilizar o funcionamento do novo curso”, salientou João Canela.

NÚCLEO BÁSICO

O professor Narciso Ferreira dos Santos Neto, que integra o grupo de trabalho responsável pela implantação do curso, explica que a graduação em Engenharia Civil contará, entre outras, com disciplinas de Física, Química, Álgebra, Cálculo e Geometria.

“O curso de Engenharia Civil terá em seus 4 primeiros semestres o chamado núcleo básico idêntico ao dos outros cursos das áreas de exatas que a Unimontes já possui, o que permitirá o compartilhamento da estrutura física já existente”, observa Narciso.

Além dele, o grupo de trabalho conta com a participação dos professores Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, Rosivaldo Antonio Gonçalves e Victor Martins Maia, diretor do CCET.