Projeto UnirMontes será associado à Blitz Solidária em intervenções na Praça da Matriz

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes leva compromisso social à praça da Matriz com o UnirMontes e a Blitz Solidária

By DTI

August 14, 2012

A campanha pelo trote solidário ganha destaque na programação da 2ª Unicalourada/2012. O objetivo é o combate à violência e ao constrangimento na recepção aos novos alunos. Nesta quinta-feira (16/08), às 8 horas, na Praça Doutor João Chaves, em frente à Matriz de Nossa Senhora e São José, a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá simultaneamente os projetos “UnirMontes” e “Blitz Solidária”, com uma série de atividades voltadas para a integração entre os novos universitários e a comunidade.

Organizada pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, a iniciativa também está associada ao Projeto “A Gosto da Unimontes”, que a Universidade realiza a partir desta terça-feira (14), no prédio histórico Casarão da Fafil (ao fundo da Igreja Matriz), com a divulgação de diversos projetos culturais institucionais em oficinas, exposições, apresentações musicais, de dança e teatro.

Às 18h30, no mesmo casarão, haverá encerramento dos trabalhos do “UnirMontes” e da “Blitz Solidária” com show da charanga “Calanguicina”, grupo de Danças Folclóricas Saruê, Samir Ribeiro e Luciano Paco.

UNIRMONTES

O projeto “UnirMontes” será realizado com a participação de 50 alunos (veteranos), todos voluntários, de diversos cursos do campus-sede, com atendimento em tendas à população. Qualquer pessoa pode participar.

Haverá testes de glicemia, aferição de pressão arterial, ruas de lazer, orientações sobre o atendimento jurídico e previdenciário, oficinas de arte, aplicação de flúor, distribuição de kits de escovação para crianças, palestras preventivas e os cuidados sobre o diabetes, hipertensão e obesidade, dentre outras demandas.

BLITZ SOLIDÁRIA

A “Blitz Solidária” também terá o cunho social. Convidados pela CAE para participarem do projeto, os calouros do campus-sede nos turnos matutino e vespertino, assim como os coordenadores dos respectivos cursos, estarão envolvidos em uma gincana filantrópica. Devidamente identificados, eles contarão com a ajuda da comunidade para arrecadar donativos entre alimentos, brinquedos e roupas, que, nas semanas seguintes, serão entregues em visitas às entidades sociais da cidade, como asilos, orfanatos e creches.

A “Blitz” também reforçará a campanha do Hemominas regional. Os calouros estarão compromissados em incentivar a doação de sangue e, através de formulários, registrarão os nomes de novos voluntários.