Participação de pesquisadores em evento internacional incrementa proposta de mobilidade e intercâmbio de acadêmicos e docentes
A oferta de um mestrado interinstitucional sob a ótica do conceito “IoT” (em inglês Internet of Things), com o desenvolvimento de uma revista científica e o intercâmbio de acadêmicos e professores. Esta possibilidade de incremento da mobilidade internacional está em estudo pela Universidade Estadual de Montes Claros com a “Universidad de Panamá”, na América Central.
A proposta ainda é incipiente diante da necessidade em viabilizar e definir a logística necessária para a parceria internacional, assim como os aspectos pedagógicos e legais. Mas a iniciativa foi reforçada neste mês, com a participação de dois pesquisadores da Unimontes na “Semana de La Informática, Electrónica y Comunicación (Siecom-IEEE)” – evento que fez parte da programação do IV Foro de Eletrónica e Mecatrónica da instituição centro-americana.
Os professores doutores Maurílio José Inácio e Alysson Costa e Silva apresentaram os estudos autorais produzidos sobre “IoT com FreeRTOS” e “Localizando um bug de software”, respectivamente, com debates a seguir com pesquisadores do próprio Panamá, México, Canadá e demais países participantes.
Além deste intercâmbio em eventos científicos, a proposta de parceria passa pela realização de palestras com maior freqüência entre os cursos das áreas afins e a criação de um grupo de comunicação entre as universidades para formatar a proposta. As duas instituições já são parceiras em outro formato, como associadas da “Huawei ICT Academy” – instituto da empresa chinesa com instituições acadêmicas para desenvolver ações e projetos de tecnologia da informação e comunicação.
PLANOS – “O primeiro planejamento passa pela formatação de um convênio para cooperação técnico-científica e de ensino que possibilite a mobilidade entre as instituições, e, ainda, desenvolver atividades de ensino e pesquisa. Posteriormente, em médio prazo, a ideia seria ampliada, com o trabalho focado inclusive para um possível curso de doutorado”, observa o professor Allysson Steve Lacerda, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS), da Unimontes.
OPORTUNIDADE
“O foco principal em participar da SIECOM foi a oportunidade em demonstrar para a comunidade acadêmica da Universidade do Panamá sobre como empregar o sistema operacional de tempo real FreeRTOS nas aplicações da chamada Internet das Coisas, ou IoT, permitindo que essas aplicações alcancem melhor desempenho”, explica o professor Maurílio Inácio.
Segundo ele, a experiência foi gratificante porque proporcionou, além de fazer parte de um evento internacional, a troca de conhecimentos com acadêmicos de uma instituição internacional de grande reconhecimento, com vistas para futuras parcerias. “Acredito que intercâmbios com este entre a Unimontes, em especial de nosso Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS), com instituições internacionais são de grande importância ao proporcionar o enriquecimento do conhecimento científico para todos os envolvidos”, observou.
UNIVERSAL – “Há tempos que a computação é um assunto de interesse global, sobretudo a parte associada à inteligência artificial, com o desenvolvimento de softwares para gerar a automação e a tomada de decisões inteligentes, além, do desenvolvimento de técnicas para localizar os bugs, o que resultaria na diminuição do custo de manutenção destes softwares”, analisa o professor Allysson Costa e Silva, ao destacar a sua participação no evento virtual.
O pesquisador da Unimontes explica que, cada vez mais, com a revolução que o mundo vive, tornou-se imprescindível a utilização dos pequenos dispositivos em IoT para monitoramento de diversas funções como automóveis, eletrodomésticos, controles domésticos e industriais e, por exemplo, na Medicina. “E com o universo 5G, no estágio da evolução que a Inteligência Artificial (IA) atingiu, estes diversos processos exigem decisões cada vez mais instantâneas”.