Foi inaugurado, no dia 19 de fevereiro, no campus da Universidade Estadual de Montes Claros em São Francisco, o espaço físico do Centro de Referência em Educação Popular com enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais (Cerpopular). Vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História da Unimontes, o projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
A cerimônia de inauguração contou com as presenças do coordenador do Campus de São Francisco, professor Roberto Mendes, da coordenadora do Cerpopular, professora Bárbara Figueiredo Souto e de professores e bolsistas do projeto. Participaram ainda lideranças de comunidades quilombolas, representantes da prefeitura e da Secretaria de Cultura do Município, bem como de acadêmicos do campus de São Francisco.
“O Centro de Referência em Educação Popular com enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais nasceu de um sonho coletivo”, destacou a professora Bárbara Figueiredo Souto.
Além da solenidade de inauguração, foi realizada uma roda de conversa com a apresentação das atividades desenvolvidas desde 2022 até o momento pelos estudantes e professores e pesquisadores junto à comunidade no âmbito do projeto. A professora do curso de História Filomena Cordeiro e Laura Damaso, bolsista de iniciação científica da Fapemig, apresentaram fotografias certificando os trabalhos da equipe de pesquisadores.
Foi realizada também a audição da comunidade sobre as expectativas a partir da inauguração do espaço físico do Cerpopular no Campus São Francisco. No mesmo dia, aconteceu a defesa de mestrado de Welington Coimbra (realizada no território Manzo diá Luango)., Na manhã de 20 de fevereiro foi promovida a roda de conversa “Educação Popular, Universidade e Cursinho Popular”, conduzida pelos professores Heiberle Horário e Mônica Amorim.
Objetivo do Projeto Cerpopular
O projeto do Cerpopular foi criado e institucionalizado com o objetivo de atender as demandas de ações, pesquisas e estudos no território de Minas Gerais, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha e Mucuri. O Centro de Referência tem caráter de extensão articulado com a pesquisa e o ensino, com a proposta de realizar levantamento das ações de educação popular existentes, mapeando iniciativas e abrangências, produzindo dados, organizando acervos de publicações, grupos de estudos e oferecendo capacitação de professores e camponeses com enfoque em gênero e relações etnico-raciais.
Para o alcance das metas será fundamental o trabalho em rede, agregando pesquisadores e estudantes de algumas instituições mineiras para atingir a capilaridade necessária com a finalidade de levantar dados e análises e, principalmente, para a efetividade das ações de extensão.
Parcerias
O Centro de Referência criado pela Unoimontes é sediado no Campus de São Francisco e terá parcerias com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG – Campus Januária, Salinas e Diamantina), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus São João Evangelista), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).