A Universidade Estadual de Montes Claros implementou o setor de Gestão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (GARPS), com objetivo de gerenciar os drones adquiridos para uso nas atividades de ensino, extensão e pesquisa dos seus diversos cursos. A Unimontes realizou, entre os meses de junho e agosto de 2024, a capacitação de servidores sobre o uso dos equipamentos.
O principal objetivo do treinamento foi preparar os operadores para manusear esses equipamentos com segurança e dentro das normas regulamentares com o objetivo de garantir o uso seguro e eficiente das Aeronaves Remotamente Operadas (ARPs),os drones.
O treinamento, com aulas teóricas e atividades práticas, foi realizado no campus-sede da instituição. As aulas foram ministradas pelo servidor Diego Marques Freitas, coordenador do setor de Gestão de Aeronaves Remotamente Pilotadas.
A capacitação foi dividida em duas etapas. Inicialmente, foi abordada a regulamentação necessária para a operação de drones, incluindo legislações, normativos e procedimentos prévios obrigatórios. Na segunda etapa, os servidores participaram de uma oficina prática, na qual aprenderam noções operacionais essenciais e realizaram operações básicas com os drones.
O coordenador do GARPS da Unimontes, Diego Marques Freitas, salienta que a popularização dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) trouxe novas oportunidades para as universidades, atendendo, sobretudo, as atividades e projetos de pesquisa. “O uso seguro dos equipamentos está diretamente relacionado com a capacitação dos operadores. O uso sem critérios de segurança pode tornar arriscada a operação. Por isso, a universidade instituiu a Gestão de ARPs centralizada e vem procedendo com a capacitação de operadores nos vários departamentos que utilizam a ferramenta”, explicou.
Nove servidores da Unimontes já foram capacitados para o uso básico de drones. A instituição planeja oferecer também treinamentos técnicos específicos, voltados para áreas como pulverização agrícola e aerolevantamento, visando ampliar as possibilidades de uso dos drones em diversas áreas de pesquisa e extensão.