Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Unimontes Implanta Circuito de Conhecimentos no Campus-Sede

Projeto estruturante de pesquisa e inovação é financiado com recursos da Fapemig: R$ 2,177 milhões

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contará com um conjunto inovador de laboratórios dedicados à pesquisa, inovação e soluções tecnológicas, que serão instalados dentro de contêineres, abertos à comunidade acadêmica, no campus-sede. Começa a ser implantado neste mês de setembro o Circuito de Conhecimentos, financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com investimentos totais previstos de R$ 2,177 milhões.

A estrutura constitui um centro integrado de tecnologia, inovação e divulgação científica, com o objetivo de contemplar todas as áreas do conhecimento e promover o desenvolvimento de projetos inovadores e soluções tecnológicas para diferentes setores. Além de fomentar a divulgação científica, a iniciativa visa criar um ambiente propício para a troca de saberes e a inovação tecnológica.

Projeto da fachada do Circuito de Conhecimentos. Imagem: Divulgação/Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

O projeto do Circuito de Conhecimentos é coordenado pelo professor Daniel Coelho de Oliveira (pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Unimontes) e pela professora Christine Martins de Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD). Eles destacam que o espaço será um ponto de encontro entre tecnologia de ponta e saberes tradicionais, proporcionando um ambiente único para a inovação e a troca de conhecimentos.

Os contêineres com os laboratórios serão instalados em um espaço próximo ao prédio 1, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, destaca a importância da iniciativa como um projeto estruturante para a pesquisa e inovação da universidade, que beneficiará toda a comunidade acadêmica. Ele lembra que o Circuito de Conhecimentos contará com laboratórios multiuso, que poderão ser utilizados por pesquisadores, professores e acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento ao mesmo tempo.

O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, ressalta que o projeto amplia as oportunidades de captação de mais recursos para projetos de pesquisa e inovação por parte dos professores e pesquisadores da universidade. Desta forma, contribui diretamente para o avanço científico e tecnológico da instituição, repercutindo na melhoria da qualidade do ensino e difusão do conhecimento.

O centro avançado contará com oito contêineres (oito laboratórios multiuso), com previsão de inauguração em março de 2025. Na implementação dos projetos do novo centro de pesquisa e inovação, a Unimontes buscará parcerias com outras instituições, entre as quais o Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a Subsecretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) de Minas Gerais, e a Receita Federal do Brasil.

O professor Daniel Coelho de Oliveira destaca que o Circuito de Conhecimentos funcionará como um “espaço aberto”, onde professores de diferentes cursos poderão ministrar aulas e difundir os conhecimentos. Desta forma, a unidade vai integrar o conhecimento de base tecnológica com os saberes tradicionais.

“Além de aproximar o público da ciência, o Circuito de Conhecimentos será um espaço propício para a inovação e o desenvolvimento de novas ideias. A proposta é que o projeto seja uma ponte entre o conhecimento científico e a sociedade, estimulando a curiosidade e a criatividade. a integração de saberes tradicionais com a tecnologia de ponta é um dos maiores diferenciais do Circuito de Conhecimentos”, afirma o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Unimontes.

A professora Christine Matos afirma que professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da universidade poderão agendar horários para o uso dos laboratórios nos contêineres. “O agendamento do uso dos laboratórios poderá ser feito de maneira rápida e simples, pelo sistema online”, explica.

Ela informa ainda que um dos laboratórios que fazem parte do Circuito de Conhecimentos foi instalado provisoriamente no Cead, no prédio 7 do campus-sede. O espaço é dedicado à produção de podcast e vídeocast e já pode ser utilizado por toda a comunidade acadêmica. Para agendar o laboratório acesse https://sae.unimontes.br/rooms/predio-7-sala-estudio-de-podcastvideocast-04. Após a implantação do Circuito de Conhecimentos, os demais laboratórios também poderão ser agendados por toda a comunidade acadêmica.

O que você encontrará no Circuito?

No circuito, a comunidade acadêmica terá acesso a laboratórios multiusuários, divididos em áreas temáticas como realidade virtual e aumentada, atenção à saúde, biotecnologia, economia criativa, saberes e conhecimentos tradicionais, entre outras.

Além disso, cada área temática contará com laboratórios equipados com tecnologias de ponta e profissionais especializados, operando tecnologias variadas e integradas, para apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Ampliação do Estacionamento do CCSA

As obras do Circuito de Conhecimentos estão previstas para começar ainda no mês de setembro na área destacada em amarelo na figura abaixo. Na primeira fase de implantação do Circuito foram aumentadas no 33 vagas no estacionamento do CCSA.

Ampliação do estacionamento ao lado do CCSA.

Na segunda fase da ampliação do estacionamento, serão disponibilizadas mais 45 vagas na área identificada em azul na figura acima. Dessa forma, após a ampliação e a implantação do Circuito de Conhecimentos, o estacionamento do CCSA terá um saldo de 33 novas vagas.

Demais dúvidas sobre o Circuito de Conhecimentos e ampliação do estacionamento podem ser enviadas para: circuito.conhecimentos@unimontes.br.