Conteúdo do Site Antigo

Unimontes gradua mais 422 profissionais e destaca suporte do governo estadual

By DTI

July 19, 2013

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou na noite dessa quinta-feira (18/07), a solenidade de outorga de grau unificada do campus-sede. Foram  graduados 422 novos profissionais de 18 cursos, que tiveram como patrono-geral o professor João Batista Silvério. Na oportunidade, houve destaque para as ações implementadas na instituição com os investimentos do Governo do Estado e de outros parceiros no atendimento às demandas da comunidade acadêmica.

A cerimônia aconteceu na praça de eventos Rui Soares Olímpio, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. Foram graduados novos profissionais nas áreas de Administração (30) Ciências Contábeis (32), Ciências Econômicas (23), Ciências da Religião (16), Ciências Sociais (4), Direito matutino (25), Direito noturno (26), Educação Física/Bacharelado (9), Educação Física/Licenciatura (17), Enfermagem (16), Geografia (20), História (31), Letras/Espanhol (14), Letras/Português (20), Matemática (17), Medicina (28), Odontologia (22), Pedagogia (26) e Sistema de Informação (19), além de 15 diplomados em caráter extemporâneo.

O professor João Batista Silvério enalteceu a importância da distinção como patrono-geral da outorga de grau unificada. “Sem dúvida, a escolha como patrono-geral é uma grande honra. Agradeço aos meus pares da área de saúde da universidade pela indicação e ao Conselho Universitário por me concederem essa distinção. Reafirmo o compromisso de continuar trabalhando para o desenvolvimento da nossa região e para o crescimento da Unimontes”, afirmou Silvério.

Saudação

O patrono-geral foi saudado pelo reitor João dos Reis Canela, que presidiu a cerimônia: “o professor João Batista Silvério foi o precursor do Sistema Único de Saúde, que nasceu em Montes Claros, servindo de exemplo, posteriormente, para a disseminação de uma saúde coletiva. Foi o saber daquela época, ainda na década de 1970, que foi transformado em atendimento universal”, destacou.

O reitor enfatizou o apoio do Governo Estadual à universidade. “A Unimontes sente-se honrada em pertencer ao braço socioeducacional do Governo de Minas, sabedora de que seus pleitos são atendidos para que mais pessoas possam ser incluídas na sociedade produtiva, eliminando abismos entre categorias e classes, ampliando a justiça social”, observou.

Ele lembrou que, por meio do apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Unimontes busca ampliar a infraestrutura nos campi, que funcionam em parceria com os municípios. “Os espaços físicos do campus-sede têm demanda de readequação, não só para a perfeita logística dos cursos, mas como cenário ideal para novos investimentos na pesquisa”.

O reitor ressaltou que o processo de consolidação da universidade é reforçado com os “novos investimentos do Governo de Minas nas ações nas áreas de inovação, tecnologia e qualificação profissional que contemplam o desenvolvimento regional no Norte e Noroeste de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, a partir da descentralização dos investimentos e da criação de mecanismos para fortalecer a produção do conhecimento”. Acrescentou que serão viabilizados novos empreendimentos como o Centro Tecnológico, Incubadora de empresas e o plano de negócios do Parque Tecnológico do Norte de Minas, todos vinculados à Unimontes.

“Através dos tempos, a Unimontes também se aperfeiçoa. O aprendizado de ontem é condutor para este presente, de onde surgirá o futuro. A Universidade deste nosso tempo se prepara para ser mais útil, estruturando-se de maneira sóbria para servir”, concluiu o reitor João Canela.

Presenças – Além de centenas de familiares e convidados dos graduados, a solenidade contou com a participação de integrantes da gestão superior da universidade, incluindo pró-reitores, diretores de centro, coordenadores e chefes de departamentos, juntamente com professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos. Entre outras autoridades, esteve presente o promotor Guilherme Roedel Fernandez Silva, representando o Ministério Público Estadual.