Notícias

Unimontes faz cessão de equipamento hospitalar ao município de Varzelândia

By Christiano Lopes Jilvan

August 01, 2019

Termo de cessão por dois anos do respirador pulmonar foi assinado pelos representantes da Unimontes e da Prefeitura de Varzelândia (Foto: Ana Maria Barbosa)

Melhorar e ampliar a estrutura e a qualidade do atendimento de urgência e emergência nos municípios do Norte de Minas. A Universidade Estadual de Montes Claros deu mais um passo neste sentido ao formalizar, nesta quinta-feira (1º/8), a assinatura de termo de cessão para o uso de um respirador pulmonar para a Secretaria Municipal de Saúde, de Varzelândia. O ato foi realizado no gabinete da Reitoria da Unimontes.

Oriundo do processo de substituição dos aparelhos de urgência e emergência, realizado há cerca de dois anos pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) – após a doação de equipamentos importados feita pela Receita Federal –, o respirador será utilizado exclusivamente no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Nossa Senhora Aparecida, instituição contemplada com a cessão em Varzelândia.

A prefeita de Varzelândia, Valquíria Rodrigues Cardoso, frisou que a doação do equipamento amplia ainda mais o apoio oferecido pela Prefeitura ao hospital local, que atende a pacientes de vários municípios da região. “Gostaria de agradecer a sensibilidade da atual gestão da Universidade. Este aparelho vai beneficiar a população local, hoje com 40 mil habitantes”.

“Torcemos para que este equipamento atenda melhor a população de Varzelândia, que na maioria das vezes precisa buscar auxílio em cidades distantes”, destacou o reitor Antônio Avilmar Souza, durante o encontro com a prefeita.

Também presente no encontro, o ex-reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, reconheceu a importância da cessão do respirador pulmonar. “Conhecemos de perto a realidade de Varzelândia e entendo que esta aquisição vai estimular o trabalho da equipe médica, que promove o atendimento primário de qualidade à população”.

Também estiveram presentes na reunião o diretor administrativo do HUCF, Pablo Diego Rodrigues Soares, e o secretário de governo de Varzelândia, Fernando Gomes.